28 maio 2024, 13:56
Novo formato da Youth League: o que muda?
Três equipas portuguesas estarão na prova na próxima época, que vai sofrer várias alterações
Adjunto do Sporting reconhece dificuldades diante do Lille. PSV Eindhoven, Sturm Graz, Manchester City, Arsenal e Club Brugge são os restantes adversários
O Sporting estreia-se, amanhã, terça-feira, na presente edição do Youth League diante dos franceses do Lille, às 13 horas, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.
Já na manhã desta segunda-feira, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, o treinador adjunto dos leões Tiago Teixeira fez a antevisão do jogo com os gauleses, realçando que esperam dificuldades.
«O Lille é uma academia que costuma formar grandes jogadores, nós estamos perfeitamente identificados, também sabemos que a equipa deles estará formada pela equipa B, que disputa o Nacional 13 e a equipa de sub-19. É um adversário que, neste momento, creio que vai ser o mais difícil, por ser o primeiro», começou por dizer.
«É uma prova em que na nossa última participação chegámos à final four, queremos dar também continuidade a todo esse sucesso a nível de Academia, mas focamo-nos, principalmente, no jogo com o Lille, e é nisso que nos vamos concentrar», acrescentou.
Quanto ao novo formato da prova, Tiago Teixeira disse: «Não sabemos bem o que esperar, sabemos que é oportunidade se calhar de ter mais competitividade, porque não há aquela situação do jogo em casa e fora, as equipas vão se focar em todos os jogos para ganhar e tentar obter o melhor resultado possível.»
28 maio 2024, 13:56
Três equipas portuguesas estarão na prova na próxima época, que vai sofrer várias alterações
No que se refere a objetivo traçados para esta prova, o adjunto foi claro: «É focar neste grupo que está a trabalhar connosco, enquanto equipa técnica também da equipa B, que foi escolhida pela estrutura para estar na Youth League, com a participação também do mister Pedro Coelho do Sub-23, estamos focados em que todos estes jogadores tenham a possibilidade de quando forem chamados, dar a melhor resposta possível. Como já tinha dito, este será o jogo mais difícil porque é o primeiro, existe sempre aquela ansiedade, um pouco também de desconhecimento do adversário, não só da nossa parte como de todas as equipas, mas não nos preocupamos, não nos preocupamos a curto e longo prazo, preocupamos sim no jogo que temos de fazer agora, e depois do que vier estaremos cá para responder.»
O médio Manuel Mendonça, de 19 anos, um dos mais experientes do plantel, foi o porta-voz do grupo, salientando que vai ajudar na integração dos mais jovens e que a equipa está preparada para dar uma resposta positiva.
«Sim, foi o que fizeram comigo quando foi o meu primeiro ano, ajudaram-me, deram-me algumas dicas, deram-me alguns pontos-chaves, mas muito à base de aproveitar, evoluir e vai ser mais de uma maneira de estarmos preparados para um dia conseguirmos chegar à equipa principal. Em relação ao Lille, é uma academia muito boa, que também forma muitos jogadores a nível mundial, como por exemplo o Eden Hazard e o Pavard, e é muito por aí, vai ser uma equipa difícil, mas nós estamos cientes disso e vamos dar uma boa resposta.»
Sobre o facto de o Sporting já ter chegado longe na competição, mas ser o único dos três grandes de Portugal que ainda não conquistou o troféu, o médio mostrou-se confiante: «Nesta época vamos tentar chegar o mais longe possível, mas primeiro vamos focar-nos no jogo do Lille, e vai ser sempre assim, focar jogo a jogo.»
12 setembro 2024, 18:49
Lille, PSV Eindhoven, Sturm Graz, Manchester City, Arsenal e Club Brugge são os adversários