Taremi despede-se em grande do FC Porto
IMAGO
Foto: IMAGO

Taremi despede-se em grande do FC Porto

NACIONAL28.05.202410:00

Iraniano decisivo na reta final da temporada portista; Papel crucial frente a Boavista, SC Braga e Sporting; Arrecada mais um título antes de fazer as malas; Golos do início ao fim

Mehdi Taremi vestiu a camisola do FC Porto por uma última vez no domingo, no Jamor, quando ajudou os dragões a erguer mais um troféu, a Taça de Portugal, ante o Sporting.

O iraniano, que está de malas feitas para Milão (vai representar o Inter a partir da próxima época) voltou a vestir a capa de herói, marcando o golo decisivo na final, através da marcação de um penálti, já no prolongamento.

A reta final da temporada portista contou com um Taremi revitalizado, após um longo período afastado das escolhas iniciais de Sérgio Conceição. Antes do papel crucial na despedida, no Estádio Nacional, o avançado, de 31 anos, já tinha sido fundamental nas importantes vitórias no campeonato sobre o Boavista (marcou o golo da vitória no último suspiro) e o SC Braga (esteve na jogada do golo solitário de Galeno), duelo que selou um lugar no pódio para os azuis e brancos.

Em quatro épocas de dragão ao peito, o ponta de lança «enervou muito» Sérgio Conceição, revelou o técnico após a conquista de mais uma Taça de Portugal, entre elogios: «É muito profissional, mas uma forma algo relaxada, às vezes. Evernou-me muito, levou muitas duras a sério. Mas consegui tirar o melhor do Taremi, mesmo numa situação que não é fácil. Quando soube da saída dele para Itália, a opinião dos adeptos não era a melhor. Eu sempre acreditei nele.»

Taremi termina a estadia em Portugal como a começou: a introduzir a bola na baliza. Incluindo a passagem pelo Rio Ave, o avançado faturou por 112 vezes desde que aterrou em solo luso.

Pelo FC Porto, alcançou um palmarés invejável: uma Liga, três Taças de Portugal, duas Supertaças e uma Taça da Liga. Agora segue-se uma aventura em Itália, onde terá concorrência de peso na luta por um lugar no ataque da turma de Simone Inzaghi.