Supertaça, um desafio especial para Schmidt

Benfica Supertaça, um desafio especial para Schmidt

NACIONAL09.08.202312:09

Benfica e FC Porto disputam hoje o primeiro jogo oficial da temporada e logo num clássico frente a frente para aquecer ainda mais um tórrido mês de agosto. Os encarnados tentam engrossar o pecúlio de Supertaças, contam apenas com oito contra 23 dos dragões.

A última vez que Benfica e FC Porto se encontraram na luta por este troféu, foram os homens de Sérgio Conceição a festejar (2-0) contra a equipa orientada por Jorge Jesus. Aconteceu em cima do Natal de 2020. O jogo disputou-se mais tarde que o habitual devido à pandemia originada com o Covid-19.


A última vez que os encarnados ganharam a prova, golearam. Foi frente ao Sporting, orientado por Marcel Keizer, que o Benfica de Bruno Lage impôs um dos resultados mais desnivelados conseguidos pelas águias em Supertaças: 5-0, com golos de Rafa, Pizzi, que bisou, Grimaldo e Chiquinho.


Depois de conquistar o campeonato, Roger Schmidt, de 56 anos, tenta assim conquistar o seu segundo troféu desde que chegou a Portugal. Mas tenta também a segunda Supertaça do seu historial enquanto treinador. Ao serviço do PSG, nos Países Baixos, conquistou o troféu frente ao Ajax em 2021, num jogo em que Madueke bisou, Gotze e Yorbe Vertessen também marcaram.


A partida, curiosamente, aconteceu poucos dias antes de Schmidt se encontrar… com o Benfica no play off de acesso à Champions, que ditou a entrada das águias na prova, afastando a turma neerlandesa.


Para conquistar o troféu, Schmidt terá de afastar o fantasma das dificuldades contra as equipas grandes do panorama nacional.

Na época passada, embora tendo conquistado o Campeonato, apenas em dois jogos de sete possíveis, o Benfica venceu o trio de rivais composto por FC Porto, SC Braga e Sporting. Vitórias no Dragão, por 1-0, e na Luz contra o SC Braga, também por 1-0 e com denominador comum: Rafa apontou os golos em ambas as partidas. Depois juntam-se dois empates com o Sporting e três derrotas, uma com os portistas na Luz (1-2) e as outras com o SC Braga, em Braga, uma para a Liga a outra para a Taça de Portugal.  


Por falar em dificuldades, os jogos contra o rival FC Porto têm sido agrestes para as águias: nas últimas 11 partidas disputadas apenas numa ocasião o Benfica saiu a sorrir, foi na época passada na visita ao Dragão, com o tal golo de Rafa. No resto, além das oito derrotas, apenas dois empates. Será, pois, mais um clássico intenso.