Superliga Europeia está de volta com novo nome e formato

Superliga Europeia está de volta com novo nome e formato

Novo formato já foi proposto à UEFA e à FIFA

A A22 Sports Management, promotora da Superliga Europeia, anunciou que apresentou uma proposta à UEFA e à FIFA para o reconhecimento oficial da competição, que surge com algumas diferenças em relação ao passado.

Para começar, a prova não se denominará 'Superliga Europeia', mas sim 'Liga Unify'. Para além disto, outra das principais novidades da nova competição será o facto de existirem quatro ligas e uma fase final, que será disputada sob a forma de uma final-four num único país.

A Liga das Estrelas, o primeiro escalão da competição, será composta por 16 equipas, divididas em dois grupos de oito. Haverá 14 jogos de ida e volta, com as quatro primeiras equipas de cada grupo a qualificarem-se para os quartos de final. Esta fase seria disputada em duas mãos e as equipas qualificadas encontrar-se-iam no mesmo país para as meias-finais e a final, num único jogo em campo neutro. O sistema seria o mesmo em cada uma das quatro divisões.

O sistema de qualificação dependerá do desempenho dos clubes nas respetivas ligas nacionais em cada época, pelo que, agora, a proposta está totalmente em conformidade com a definição da UEFA do 'Modelo Desportivo Europeu'.

Por fim, no centro desta visão está a plataforma Unify, um serviço de streaming virado para o consumidor, anunciado em dezembro de 2023, que transmitirá todos os jogos em direto. A Unify oferecerá duas formas de assistir aos jogos: gratuitamente com publicidade ou acedendo a um dos pacotes premium.

Bernd Reichart, diretor-geral da A22, afirmou, através das redes sociais, que a nova competição irá trazer inovações ao futebol: «Chegou o momento de todos os membros do mundo do futebol, incluindo a UEFA e a FIFA, apresentarem uma verdadeira inovação que coloque em primeiro lugar a experiência dos adeptos a preços acessíveis, o bem-estar dos jogadores e os jogos competitivos.»