Figo recusa Superliga, dá conselho a Mbappé e elogia Cristiano Ronaldo
Luís Figo deu os parabéns ao Sporting pelo título (Foto: IMAGO)

Figo recusa Superliga, dá conselho a Mbappé e elogia Cristiano Ronaldo

INTERNACIONAL19.03.202410:47

Ex-jogador deu uma entrevista onde falou sobre o ainda jogador do Paris Saint-Germain, a Superliga europeia, a possibilidade de ser presidente dos ‘merengues’ e as hipóteses que Portugal tem em conquistar o Euro-2024

Numa altura em que várias fontes apontam a provável ida de Kylian Mbappé para o Real Madrid no próximo verão, a Marca falou com Luís Figo, protagonista de uma transferência bombástica do Barcelona para os blancos em 2000.

O assunto de Mbappé foi naturalmente abordado e o antigo capitão da seleção só deseja que o francês «seja feliz». «Isso é o mais importante na vida. Procurei a minha felicidade e tive a sorte de vir para o Real Madrid e ficar durante cinco anos.»

Em relação ao clube merengue, do qual Figo é sócio «há mais de 20 anos», foi perguntado ao português se já pensou em ser presidente do mesmo (numa altura em que se este se afigura como um possível candidato à presidência da Federação Portuguesa de Futebol): «Os meus projetos e oportunidades na minha vida nunca foram pensados como se eu quisesse ser isto ou aquilo. O nosso percurso de vida leva-nos a tomar decisões e depois ou acertamos ou não. Foi o que sempre fiz na minha vida. Nunca pensei em trabalhar para daqui a três anos ser isto ou aquilo.»

Luís Figo explicou depois a sua opinião contrária à do atual presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, em relação à Superliga europeia: «Eu gosto de competições se houver veracidade e mérito desportivo. Sou adepto do Madrid e não tenho nada contra o Madrid e o facto de não concordar não significa que esteja contra eles. O que eu vejo é que um jogador como eu, que começou a jogar no Sporting, como é feita a Superliga, nunca vai ter a oportunidade de a jogar.»

«E os campeonatos nacionais? E o Osasuna ou as restantes equipas? E as camadas jovens ou o futebol feminino? Por todas estas razões, não posso concordar com uma competição como a Superliga e nunca concordarei com ela», explicou.

O ex-internacional português (por 127 vezes) abordou depois as possibilidades de Portugal conquistar o Euro-2024, mostrando-se confiante.

«Temos uma das melhores equipas do mundo, digo-o com toda a sinceridade, com muito talento e experiência. Somos um dos favoritos ao título, juntamente com a França, a Inglaterra (…) acho que vai ser um torneio muito bom sinceramente e espero que Portugal o possa ganhar.»

Ainda sobre a seleção, Figo elogiou Ronaldo - «é o jogador mais competitivo que vi depois de mim» - e deu conselhos a João Félix - «Tem de ser mais mal-humorado, querer mais e mais. Ele tem muita qualidade, mas precisa de ser mais consistente.»

0