Stephanie com foco… a triplicar: «ajudar a equipa, desfrutar e divertir-me»
Stephanie Ribeiro protagoniza a conferência de antevisão da seleção portuguesa feminina de futebol. Foto: Federação Portuguesa de Futebol

Stephanie com foco… a triplicar: «ajudar a equipa, desfrutar e divertir-me»

Avançada promete «concentrar-se em si própria» e contribuir para o sucesso de Portugal; está 'de pé quente' e aponta à baliza de Inglaterra, «uma das melhores equipas do Mundo»

Não é uma estreante na Seleção Nacional feminina, mas será uma das jogadoras menos conhecidas do público nacional: afinal, Stephanie Ribeiro nasceu e foi criada nos EUA e nunca representou qualquer clube português, tendo competido em países como a Noruega, a Islândia, a Dinamarca e o México, onde compete desde 2021 (uma época no Club América e representa o Pumas pela segunda temporada consecutiva).

Foi, por isso, em inglês que a avançada se expressou na conferência de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira na Cidade do Futebol. Com apenas duas internacionalizações pela equipa das Quinas, Stephanie definiu os seus objetivos individuais.

«Estou, então, a tentar concentrar-me em mim própria e em como posso ajudar a equipa e também desfrutar e divertir-me», declara a avançada, que ainda recordou a primeira chamada a representar a equipa nacional e o que sentiu por poder, aos 30 anos, estrear-se como internacional… e marcar na primeira aparição.

Na altura, Stephanie Ribeiro contribuiu com um golo para a vitória sobre Malta, em julho e, depois disso, foi chamada para o play-off com a Chéquia, no qual Portugal obteve o apuramento para o Euro 2025, que se disputará este verão, na Suíça.

«Estava (ndr: hesita)... animada, um bocadinho ansiosa», reconheceu a goleadora luso-americana que está de pé quente - 22 golos em 24 partidas pelo Pumas, atual terceiro classificado da Liga mexicana – e pretende aumentar o seu pecúlio já na sexta-feira, marcando à poderosa Inglaterra, que define como «uma das melhores equipas do Mundo», na entrada em prova na Liga A da Liga das Nações.