Sporting vence FC Porto e oferece título... ao Benfica!

Iniciados Sporting vence FC Porto e oferece título... ao Benfica!

NACIONAL18.06.202314:23

O Sporting venceu o FC Porto (5-4), na 17.ª e penúltima jornada da fase de apuramento de campeão de sub-15 e, dessa forma, 'ofereceu', literalmente, o título ao Benfica.

Os dragões entravam para esta ronda como a única equipa que poderia lutar com os encarnados na luta pelo cetro nacional, mas, para isso, estavam obrigados a derrotar os leões e esperar por um deslize (empate ou derrota) do Benfica no encontro desta tarde (16 horas), no reduto do SC Braga.

Porém, o FC Porto não conseguiu levar de vencida do Sporting e, assim, o Benfica fez a festa do título... no sofá.

No encontro desta manhã, realizado no Estádio Municipal Dr. Jorge Sampaio, em Pedroso, Vila Nova de Gaia, foi o Sporting que entrou melhor, tendo, por isso, chegado ao intervalo com uma vantagem confortável (2-0), fruto dos tentos apontados por Estefânio Júnior (11') e Cleusio Garrafa (30').

Na etapa complementar, os jovens dragões entraram dispostos a alterar o rumo dos acontecimentos e em apenas 9 minutos conseguiram a reviravolta: Cardoso Varela (46'), Tomás Peixoto (48') e José Afonso (55') colocaram os azuis e brancos na frente do marcador. Por esta altura, o FC Porto ainda estava bem vivo na luta pelo título...

O Sporting voltaria a empatar o clássico, quando Brandão Batista inscreveu o seu nome na lista de marcadores (60'). E apenas oito minutos depois, Chris Grombahi, de penálti, devolveu a liderança aos leões.

Aos 73 minutos, Guilherme Carvalho desperdiçou um pontapé de penálti, permitindo a defesa a Francisco Carvalho, mas apenas um minuto depois houve novo castigo máximo a favor dos dragões. Tomás Peixoto encarregou-se da marcação e, desta feita, o guarda-redes do Sporting nada pôde fazer para impedir mais um golo portista. Estava selado o 4-4, quando faltavam jogar 6 minutos até ao final do tempo regulamentar.

Nos últimos instantes, e com o FC Porto a dar tudo para tentar chegar à vitória e, dessa feita, manter-se na luta pelo cetro nacional, foi o Sporting que conseguiu voltar a marcar, já em período de compensação, quando Chris Grombahi (80+5') rematou para o fundo das redes da baliza de Francisco Barroso.

Com este resultado, o Benfica sagrou-se, automaticamente, campeão nacional de iniciados, sucedendo ao Sporting, que havia conquistado o título na época passada.

Resultados da 17.ª e penúltima jornada:

Tondela 0 V. Setúbal 2

FC Porto 4 Sporting 5

V. Guimarães 4 Boavista 2

Académica 1 Belenenses 4

SC Braga Benfica (16 horas)

Classificação:

1.º Benfica (44 pontos e já campeão)

2.º FC Porto (39 pontos)

3.º Sporting (34 pontos)

4.º V. Guimarães (31 pontos)

5.º SC Braga (28 pontos e menos um jogo)

6.º Boavista (23 pontos)

7.º V. Setúbal (22 pontos)

8.º Belenenses (10 pontos)

9.º Académica (7 pontos)

10.º Tondela (4 pontos)

Próxima jornada (18.ª e última desta fase de apuramento de campeão):

V. Setúbal - Académica (dia 24, às 17 horas)

Benfica - FC Porto (dia 25, às 11 horas)

Sporting - Tondela (dia 25, às 11 horas)

Belenenses - V. Guimarães (dia 25, às 11 horas)

Boavista - SC Braga (dia 25, às 11 horas)

Notícia atualizada às 13.24 horas