Sporting tem que ter cuidado com o primeiro jogo de 2024
Nos últimos quatro anos, os leões só venceram por uma vez o primeiro jogo do ano.
Para os sportinguistas que são supersticiosos, o próximo jogo, frente ao Estoril, em Alvalade, nesta sexta-feira, encerra alguns perigos.
Desde logo porque os estorilistas estão a realizar campeonato bastante interessante (9.º lugar com 17 pontos), mas também porque atravessam a melhor fase da época, com três vitórias (ao FC Porto para a Taça da Liga) e um empate nos últimos quatro jogos.
Depois porque as entradas do Sporting nos últimos anos civis não têm sido muito agradáveis para os leões. Nas últimas quatro épocas, por exemplo, a equipa de Alvalade só por uma vez ganhou na primeira jornada do ano.
Aconteceu há três anos, quando o Sporting, no segundo dia de 2021, ganhou ao SC Braga por 2-0, golos de Pedro Gonçalves e Matheus Nunes. No final da temporada sagrar-se-ia campeão nacional.
Em 2022, com Rúben Amorim em Lisboa após teste positivo à Covid-19, o Sporting foi aos Açores, a casa do Santa Clara, perder por 2-3 (golos de Palhinha e Sarabia para os leões e de Jean Patric, Lincoln e Ricardinho para os açorianos), naquela que foi a primeira derrota na Liga.
No primeiro jogo de 2020, ainda com Jorge Silas no comando, os leões perderam, em Alvalade, com o FC Porto, por 1-2. Marcos Acuña fez o golo dos verde e brancos, enquanto Moussa Marega e Tiquinho Soares marcaram para os dragões.
No ano passado, na primeira jornada de 2023, o Sporting deslocou-se até a Madeira para defrontar o Marítimo e saiu derrotado, por 0-1, golo de Cláudio Winck de grande penalidade.
Se recuarmos mais três anos, até 2019, 2018 e 2017, com Marcel Keizer no primeiro jogo e Jorge Jesus nos dois outros, encontramos duas vitórias magrinhas e um empate: 2-1 ao Chaves, 1-0 ao B SAD e 1-1 com o Benfica.
Rúben Amorim tem, assim, de ter muito cuidado com a equipa orientada por Vasco Seabra. E este pode bem explorar esta teórica debilidade leonina no arranque dos anos…