Sporting: «Sou capaz de marcar ainda mais golos»
Gyokeres está a encantar os adeptos leoninos (SÉRGIO MIGUEL SANTOS/ASF)

Sporting: «Sou capaz de marcar ainda mais golos»

NACIONAL14.11.202322:20

Avançado já tem 12 em 14 jogos desde que chegou a Portugal mas acredita que pode fazer melhor; atinge estatuto de estrela na Suécia e é o mais solicitado na chegada à seleção

A chegada ao Sporting é por Viktor Gyokeres considerada subida a um nível superior e essa passagem de patamar tem repercussões também na Suécia, onde o goleador de 25 anos está ao serviço da seleção. No início dos trabalhos da equipa nacional, que prepara a deslocação ao Azerbaijão e a receção à Estónia, na qualificação para o Euro-2024, o camisola 9 dos leões foi tratado com estatuto de estrela e satisfez a curiosidade da comunicação social sobre o momento por que passa mas também sobre Portugal, a Liga Portuguesa e o Sporting. A começar pelo campeonato, ainda na ressaca do dérbi com o Benfica, em que marcou o golo dos leões.

«Foi início de temporada muito bom», destacou, ao canal de televisão SVT, Gyokeres, que, ambicioso como sempre e inconformado, logo ressalvou: «Mas precisamos de fazer melhor e recuperar o 1.º lugar na Liga.»

Assinou contrato com o Sporting a 13 de julho — €20 milhões, tornando-se na mais cara contratação da história do clube —, com duração de cinco épocas, até 2028, e ficou com cláusula de €100 milhões, a mais alta do plantel, igualando o recorde de Bruno Fernandes, que em janeiro de 2020 rumou ao Man. United. E em Alvalade encontrou diferenças em relação ao que vivia no segundo escalão de Inglaterra, onde no Coventry esteve durante duas épocas e meia.

«A diferença é que jogamos na Europa, há mais viagens, mais jogos, mas diria que isso torna tudo ainda mais divertido», confessou, acrescentando outras diferenças: «A Liga Portuguesa será de uma forma geral mais técnica, então, talvez seja preciso melhorar esse aspeto e foi o que eu fiz. Jogar num nível mais alto faz com que nos coloquemos à prova e isso faz-nos crescer. Agora as coisas são diferentes, estou num patamar diferente, mas ainda sou um jogador de futebol e isso é bom. Estou num nível superior mas penso que me adaptei bem para me integrar no clube de uma maneira muito boa.»

A Liga Portuguesa será de uma forma geral mais técnica, então, talvez seja preciso melhorar esse aspeto e foi o que eu fiz. Jogar num nível mais alto faz com que nos coloquemos à prova e isso faz-nos crescer. Agora as coisas são diferentes, estou num patamar diferente

Os números, 12 golos e três assistências em 14 jogos pelo Sporting, provam a qualidade de Gyokeres. Mas o sueco acredita que pode fazer ainda melhor. «Remato muito porque estou confiante. Tenho jogado bastante para ter esta confiança que me faz acreditar que sou capaz de marcar ainda mais golos», garantiu o sueco, que não pensa estar a superar as expectativas: «Acho que não. Tento sempre fazer o melhor e marcar o máximo de golos. Marquei muitos mas ainda é muito cedo. Mas sim, está a correr muito bem.»

«Muito feliz no Sporting»

Os números de Gyokeres no competitivo Championship — 22 golos e 12 assistências pelo Coventry na época passada — aguçaram o apetite de muitos clubes da Premier League. Os verdes e brancos convenceram o goleador agora as exibições que tem feito de leão ao peito despertam interesses não apenas na Premier mas também em Espanha e Itália. «Isso é divertido, mas não é algo em que tenha pensado muito, acabei de chegar ao Sporting e não estou a pensar nisso», garantiu o avançado, que foi questionado sobre se pensa haver já clubes ingleses arrependidos de não o terem contratado no verão: «Não sei, é uma boa pergunta. Mas estou feliz no Sporting, porque o Sporting me quis e por ter a oportunidade de ir para lá. E estão felizes comigo.»

Trabalho defensivo

«É algo que tive de desenvolver, o jogo defensivo, para recuperar a bola o mais rápido possível e funcionou bem em algumas vezes», assim destacou Gyokeres algum do trabalho tático que desenvolve no Sporting.

O festejo misterioso

Gyokeres a celebrar um golo. MIGUEL NUNES/ASF

Segundo revelou Josh Eccles, médio do Coventry, o festejo que Gyokeres faz sempre que marca um golo imita a personagem Hannibal Lecter. Gyokeres diz que ainda ninguém acertou bem e mantém o mistério: «Talvez um dia conte o significado. É divertido ter a minha própria comemoração de golo, fica um pouco aborrecido apenas deslizar de joelhos.»

Elogios suecos

O avançado está em grande em Portugal e no país natal, onde o escritor Alex Schulman, distinguido com o Livro do Ano na Suécia em 2017, lhe fez rasgado elogio, que o leão agradeceu. Como agradeceu elogio de  Robin Olsen, guarda-redes do Aston Villa e da seleção: «Jogador inacreditável, com muita força e técnica.» E ainda de  Filip Helander, do Odense: «Bom com bola, poderoso, grande potencial.»