Sporting-SC Braga: Hegemonia leonina enfrenta o sonho bracarense
FPF

ANTEVISÃO Sporting-SC Braga: Hegemonia leonina enfrenta o sonho bracarense

FUTSAL08.06.202408:15

Nuno Dias aponta ao inédito tetracampeonato para os leões; Joel Rocha quer conduzir guerreiros do Minho ao primeiro título da sua história; Final decidida à melhor de cinco jogos

Começa este sábado a final do campeonato nacional de futsal. O tricampeão Sporting faz as honras, numa eliminatória à melhor de cinco que irá definir o novo campeão, ao receber o SC Braga, no Pavilhão João Rocha, às 21 horas.

Percurso das equipas

Depois de terminar no primeiro lugar da fase regular, o Sporting defrontou o Torreense nos quartos de final do play-off. Os leões carimbaram a passagem à próxima fase, com duas vitórias (4-1 e 7-0).

Nas meias-finais, o adversário foi o Leões de Porto Salvo, que deu boa réplica ao emblema de Alvalade. As tangenciais vitórias, por 4-3 e 5-3, traduzem as dificuldades sentidas nos dois jogos.

Já o SC Braga, segundo classificado da fase regular, superou com alguma tranquilidade o Caxinas, com triunfos, por 4-0 e 4-1, nos dois jogos dos quartos de final.

Na próxima fase, seguiu-se o Benfica, numa reedição da meia-final da época passada. Desta vez, os bracarenses levaram a melhor, com um expressivo triunfo caseiro, por 5-1, no terceiro e último jogo.

Leão ainda não conseguiu derrubar guerreiros

Este será o quarto embate entre as duas formações na presente temporada, com clara vantagem bracarense, que contabilizam duas vitórias e um empate. Mais recentemente, a formação minhota derrotou os leões, por 5-3, na final da Taça de Portugal, arrecadando o primeiro troféu para a secção do clube.

Antevisão dos treinadores

Na antevisão à partida, Nuno Dias, sublinhou que todos os jogadores do plantel estão focados em alcançar o inédito tetracampeonato.

Nuno Dias durante a final da Taça da Liga (FPF)

«Esse é o nosso pensamento, queremos perseguir algo que nunca ninguém fez e ficar na história do futsal. Temos todas as condições para consegui-lo e, para isso, temos de fazer um bom jogo no sábado [hoje]. Espero que os adeptos nos ajudem, como tem sido habitual», começou por garantir o treinador da turma verde e branca, desvalorizando a possível fadiga do adversário após a exigente eliminatória com o Benfica:

Joel Rocha, treinador de futsal do SC Braga (Foto: SC Braga)

«Quando chegamos à fase das decisões, o cansaço desaparece. Mesmo que estejam fatigados numa ou outra situação, o aspeto emocional supera todo o desgaste».

Do lado minhoto, Joel Rocha destacou a preparação do grupo de trabalho para dar resposta forte no jogo inaugural, fora de portas.

«Estamos na final por direito próprio, com qualidade e proposta de jogo que nos permitiu ganhar muitas vezes. Preparámo-nos muito bem para estarmos prontos para vencer. Olhando primeiro para nós, para as nossas características e qualidades. Depois cruzamos isso com as do Sporting, para procurar os momentos onde nos queremos impor», explicou o técnico.

História será feita

Estão reunidas as condições para uma grande final de play-off. O Sporting procura cimentar a hegemonia , ao passo que o SC Braga pretende conquistar o primeiro campeonato de futsal da sua história.

Em 2024/25, refira-se, as duas equipas irão representar Portugal na Liga dos Campeões da modalidade. Fora dessa competição, estão já o Benfica e o colosso Barcelona.