Sporting: Newcastle na frente da corrida por Diomande
Ousmane Diomande Defesa JOGOS 25 GOLOS 2

Sporting: Newcastle na frente da corrida por Diomande

NACIONAL24.04.202407:40

De todos os clubes interessados no central, foi o que já avançou para sondagem; Preço da cláusula de rescisão (80 milhões de euros) considerado elevado; Ingleses com expectativa em poder negociar abaixo

O interesse em Ousmane Diomande é elevado, sobretudo em Inglaterra, onde vários clubes já foram apontados ao central leonino de 20 anos. Mas é o Newcastle que está na frente da corrida, apurou A BOLA, uma vez que já efetuou algumas sondagens para perceber como pode resgatar o defesa-central costa-marfinense.

Quer o emblema do norte de Inglaterra perceber por que valor pode contratar o jogador do Sporting, cuja cláusula de rescisão é de 80 milhões de euros. E para já é esse o valor apontado pela administração dos verdes e brancos, considerado elevado pelos ingleses que, no entanto, têm a expetativa de poder negociar abaixo deste valor.

Desde que regressou do Campeonato Africano das Nações (CAN), que se realizou em janeiro e fevereiro na Costas do Marfim - Diomande participou em dois jogos na caminhada marfinense rumo ao título -, o central foi opção em 13 jogos dos verdes e brancos, mas não com a mesma influência verificada na primeira metade da temporada, o que abre então a esperança do Newcastle em poder negociar mais abaixo. Algo que, no entanto, não está, para já, nos planos dos leões, que sabem que mais clubes continuam muito atentos a Ousmane Diomande - Chelsea, Manchester City, Arsenal, Liverpool, Bayern e Juventus, por exemplo, também o observaram no CAN.

A renovação

O defesa tem vínculo com os verdes e brancos até 2027. Contratado em janeiro de 2023 ao Midtjylland, que o tinha emprestado a clube da Liga 2, o Mafra, Diomande está num dos patamares mais baixos dos vencimentos praticados em Alvalade: ganha cerca de 300 mil euros por ano numa altura em que o estatuto que tem no plantel já é muito superior. Por isso o aumento salarial para patamar mais condizente. No que respeita aos anos de ligação, o acréscimo tem sido apontado a mais um  ano, mas não será de estranhar que os leões acrescentem mais duas temporadas, até junho de 2029. A cláusula de rescisão já é de 80 milhões de euros, igual às de Fresneda, Pedro Gonçalves e de Morten Hjulmand, as segundas mais altas do plantel - só Viktor Gyokeres tem cláusula mais elevada, de 100 milhões de euros.

Para conseguir contratar o defesa, a administração leonina pagou 7,5 milhões de euros. Os contornos do negócio, porém, vão para lá desse valor, porque no fim das contas o central pode ficar 5 milhões de euros mais caro, ou seja, pode passar a custar um total de 12,5 milhões. A cada bateria de 30 jogos (pelo menos 45 minutos em campo) os leões pagam uma parcela desses 5 milhões, até aos 90 jogos. A primeira delas (€1,66 M) já foi paga, o que significa que o desempenho desportivo do marfinense de leão ao peito está a justificar o investimento financeiro feito há pouco mais de um ano.