Sporting: leões vão aumentar dois ordenados
Diomande, 19 anos, foi contratado ao Midtjylland a troco de 7,5 milhões de euros

Sporting: leões vão aumentar dois ordenados

NACIONAL07.09.202313:22

Diomande e Morita estão em patamar baixo da folha de vencimentos, estatutos de titulares aconselham revisões contratuais. Duração dos vínculos também podem crescer

A administração do Sporting prepara duas revisões contratuais para os tempos mais próximos. Ousmane Diomande e Hidemasa Morita deverão ser aumentados, não estando colocada de parte a possibilidade de também a duração dos vínculos dos dois leões serem igualmente revisto em alta. O ajuste, sobretudo nos vencimentos, surge da necessidade de equilibrar o que ambos recebem tendo em conta que conquistaram estatuto de titulares e estão e patamares baixos da folha de vencimentos do clube de Alvalade.

Diomande, defesa-central de 19 anos, foi contratado em janeiro ao Midtjylland por 7,5 milhões de euros, mas estava cedido por empréstimo ao Mafra, logo chegou a Alvalade diretamente da Liga 2, porta de entrada naturalmente com direito a vencimento mais baixo. O internacional marfinense tem um vencimento na ordem dos 300 mil euros por ano e por isso a necessidade de os leões atualizarem o ordenado de acordo com o estatuto de titular que o jogador conquistou.

O central poderá subir, numa primeira abordagem, a fasquia para os 500 mil euros mas abre-se também a porta à administração para acrescentar mais uma época ao contrato que termina em 2027. Na mesma casa, a dos 80 milhões de euros, deve permanecer a cláusula de rescisão do jogador, só atrás dos 100 milhões de euros de Viktor Gyokeres.

A cláusula de Morita

Morita, médio de 28 anos, chegou a Alvalade no verão de 2022, oriundo do Santa Clara, a troco de 3,45 milhões. Uma oportunidade de negócio que a administração sportinguista agarrou, como o internacional japonês agarrou a titularidade de leão ao peito na temporada de arranque e que mantém na presente época. Morita tem um ordenado na ordem dos 400 mil euros por época e por isso a subida também se justifica, faltando definir o patamar mas que deverá ser acima dos 600 mil euros.

Morita, Sporting

Tal como no caso de Diomande, a administração sportinguista deve igualmente aproveitar para exigir a renovação do vínculo por mais uma temporada, para 2027. No caso do japonês a cláusula de rescisão também deve subir, porque está nos 45 milhões de euros e tem sido prática o aumento para valores mais elevados, nesta particular situação tudo indica para os 60 milhões de euros. 

Mais renovações

Estas duas revisões contratuais acontecem numa altura em que os verdes e brancos têm as renovações em dia. Neste verão a administração do clube verde e branco concluiu os processos mais urgentes, nomeadamente de Gonçalo Inácio, Nuno Santos e Pedro Gonçalves, todos agora ligados ao Sporting até 2027.

Antes destes três casos, que aconteceram já em agosto e com o mercado de transferências em pleno funcionamento, os leões tinham renovado este verão com o central Luís Neto e com o médio Daniel Bragança, que na altura estava ainda a recuperar de grave lesão num joelho. Além disso também continuaram as renovações de jovens da formação, como o recente caso de João Muniz (2028), central de 18 anos que está já integrado no plantel principal.