Sporting: o plano de Rúben Amorim para Iván Fresneda
A BOLA revela o trabalho de laboratório feito por Rúben Amorim para o lateral para ser aposta no imediato. Riscado da seleção sub-21 de Espanha está a tempo inteiro nos próximos 15 dias
Ivan Fresneda está a passar pelo laboratório de Rúben Amorim. Para ser trabalhado e moldado às ideias do treinador. Riscado da convocatória dos sub-21 espanhóis, o técnico dos leões vai aproveitar este período, sem competição, e com muitas peças ausentes devido aos compromissos internacionais, para dar aulas intensivas ao espanhol de forma a que possa estar preparado para ser opção inicial já no regresso da Liga, no caso a receção ao Moreirense do dia 17.
As primeiras impressões, essas, sabe A BOLA, foram as melhores e até valeram alguns minutos em campo no duelo em Braga. Sobretudo pela sua intensidade no treino, forte a nível mental e físico, boa reação à perda de bola, ambicioso no apoio ofensivo. Tal como Amorim aprecia. Resta, então, adequar essas caraterísticas ao modelo idealizado pelo técnico. Um trabalho minucioso que exige tempo e algumas correções. Que o técnico terá nestes dias.
Maior flexibilidade tática
Pois bem, sendo um dos grandes investimentos para a nova época – o espanhol custou €9 milhões aos cofres leoninos – fica a questão: afinal quais são os planos do treinador para Fresneda? Desde logo uma maior flexibilidade tática. Até porque o espanhol, em apenas dois anos como profissional, está identificado com os dois sistemas mais utilizados por Amorim. Como ala direito, no mais que consolidado 3x4x3, com caraterísticas perfeitas para a posição dada a sua velocidade, passada larga, boa chegada a zonas mais ofensivas mas competente a fechar o corredor direito. Mas também pode ser aposta numa linha de quatro – foi assim que jogou grande parte das vezes no Valladolid na última época – como lateral. Forte nos duelos, eficaz no preenchimento do espaço e com boa leitura defensiva, Fresneda também encaixa nessa ideia.
Aposta para o… imediato
A margem de progressão de Fresneda também pesou (e muito…) na decisão dos leões em avançar de forma determinada – e ganhando a corrida a muitos gigantes europeus – para a contratação. Até porque o plano definido para Fresneda passa pelo… imediato. E existe a convicção de que o espanhol consiga uma afirmação a curto prazo. E tendo apenas 18 anos, existe a certeza de uma rentabilidade não só desportiva como financeira.