Toñito: «Fresneda? Em Portugal não havia equipa onde encaixasse melhor!»

Toñito: «Fresneda? Em Portugal não havia equipa onde encaixasse melhor!»

NACIONAL06.09.202322:20

Antigo médio espanhol dos leões traça o perfil do reforço leonino a A BOLA. Com uma certeza: «Vai ser um jogador importantíssimo no Sporting», antevê

Antonio Jesús García González. Provavelmente não dirá nada ao adepto mais atento. Mas se falamos em Toñito certamente que o nome será identificado. Sobretudo por grande parte dos adeptos leoninos, que não esquecem o médio espanhol que vestiu a camisola dos leões em 113 ocasiões, entre 2002 e 2004. Foi, de resto, um dos primeiros espanhóis a deixar marca em Alvalade, sendo, nesta fase, apenas ultrapassado por Diego Capel (143) e Adán (132).

Um mercado que ganhou nova vida em Alvalade com a chegada de Rúben Amorim. Desde o próprio Adán, passando por Pedro Porro, Sarabia ou mais recentemente Bellerín. Recentemente entrou um novo nome nesta lista, Iván Fresneda, e esse foi o mote para A BOLA entrar em contato com Toñito, que conhece bem o mais recente compatriota que reforçou os leões. 

«Foi um jogador que se afirmou muito cedo, jovem, estreou-se com 17 anos na La Liga, depois de se mostrar nas camadas jovens do Valladolid e das seleções. E era um jogador que tinha todas as garantias de ser um valor de futuro a curto prazo», começou por dizer, deixando uma certeza:

«Acho que em Portugal não haveria uma equipa onde pudesse encaixar melhor. O Sporting teve a paciência para esperar por uma oportunidade de encontrar um lateral que se adaptasse à filosofia e estilo de jogo da equipa. E o Fresneda não tinha outro clube que lhe desse essas garantias desportivas. Se calhar haviam equipas com mais nome na Europa, maiores, mas desportivamente não havia uma como o Sporting que lhe desse essas garantias de sucesso. Fico feliz a dobrar. Porque é um compatriota e porque é no clube da minha vida, o Sporting.»

É um jogador com projeção ofensiva, técnico, associativo e que tem muita chegada como os laterais das grandes equipas precisam de ter. É o que todos os treinadores gostam, sobretudo quando falamos de treinadores como Rúben Amorim»

Toñito apadrinhou estreia de Cristiano Ronaldo nos leões

E serão legitimas as comparações com Pedro Porro? Toñito evita comparações e augura um futuro brilhante para o novo ala direito dos leões.

«Por vezes temos a mania de comparar com outros jogadores que deixaram bons registos. Não há jogadores iguais, há semelhanças, mas Fresneda é muito jovem e tem um futuro muito, muito grande. Tem todas as caraterísticas que um lateral nas melhores equipas da Europa tem de ter. É um jogador com projeção ofensiva, técnico, associativo e que tem muita chegada como os laterais das grandes equipas precisam de ter. É o que todos os treinadores gostam, sobretudo quando falamos de treinadores como Rúben Amorim», sublinhou.

Estou convencido que vai ser um dos próximos jogadores importantes dessa posição no Sporting. Tem muita fome, quer ter o seu lugar no panorama europeu, e estou convencido que Rúben Amorim lhe vai tirar o máximo proveito. Vai ser importantíssimo no Sporting

A terminar, uma certeza. Mais uma. Iván Fresneda irá agarrar o lugar assim que tiver uma oportunidade para se mostrar:

«Temos sempre a dúvida quanto à adaptação, se consegue apanhar rápido essa confiança, coisas que hoje em dia no futebol são muito mais fáceis de conseguir. Estou convencido que vai ser um dos próximos jogadores importantes dessa posição no Sporting. Tem muita fome, quer ter o seu lugar no panorama europeu, e estou convencido que Rúben Amorim lhe vai tirar o máximo proveito. Vai ser importantíssimo no Sporting.»