Sporting: Hugo Viana é o guru das transferências, dizem em Inglaterra

NACIONAL13.10.202422:41

Contratação do português pelo City com impacto impressionante e mete imprensa britânica a falar dos leões como nunca. Jogadores leoninos apontados aos 'citizens' e também... Rúben Amorim

Nunca nos últimos tempos se falou tanto do Sporting em Inglaterra. A transferência de Hugo Viana para substituir Txiki Begiristain no cardo de diretor desportivo do Manchester City meteu os ingleses a olhar para os leões, impacto impressionante na imprensa britânica, dos tabloides aos mais sérios e insuspeitos órgãos de comunicação, da BBC ao The Telegraph, por exemplo, que aqui destacamos pelo título escolhido: «Manchester City contrata o guru das transferências do Sporting.» E como não podia deixar de ser, já se fazem listas de potenciais reforços oriundos de Alvalade, de onde também se aponta o treinador Rúben Amorim.

«O antigo médio do Newcastle é altamente considerado pela sua perspicácia nos negócios e levou o técnico Rúben Amorim para o clube de Lisboa», assim justifica o The Telegraph o título escolhido, dando ênfase ao sucesso do treinador português, contratado por Viana e que já levou o Sporting à conquista de dois títulos de campeão.

E Rúben Amorim é falado em Inglaterra, nesta equação, porque Pep Guardiola mantém o tabu sobre a sua continuidade. Em final de contrato e na 9.ª época à frente dos citizens, o técnico catalão pode abrir espaço para a chegada de Amorim na próxima época, assim resolva não continuar — «Ainda não acabei a minha carreira em Manchester, tenho de refletir sobre o futuro, estou um pouco cansado, todos nós estamos, mas no final de contas gostamos de fazer o que fazemos e estou muito feliz», disse no programa italiano Che Tiempo Che Fa, assumindo, também, algum cansaço, após nove anos ao comando dos citizen. Porque a porta do Etihad  está para o treinador leonino aberta, uma vez que Viana tem nele um treinador de sucesso à medida do seu novo clube e que bem conhece de quase cinco anos de trabalho conjunto.

«Viana foi aplaudido pelo seu trabalho rigoroso no mercado de transferências, com o clube português a acumular um lucro de € 200 milhões nos últimos cinco anos, graças a grandes negócios como os de Bruno Fernandes, Manuel Ugarte, Matheus Nunes e Pedro Porro», destaca o Daily Mail, que acrescenta: «A capacidade de Viana em agregar valor ao plantel do seu clube e vendê-lo pelo preço mais alto do mercado de transferências é provavelmente um dos principais fatores pelos quais o antigo jogador de 41 anos emerge como o novo diretor de futebol do Man City

Mas se a imprensa inglesa destaca o próprio Hugo Viana e o treinador Rúben Amorim, apressa-se também a fazer listas de potencias reforços leoninos para o City. O Manchester Evening News aponta quatro, do mais consagrado defesa-central internacional português Gonçalo Inácio ao jovem Geovany Quenda — «Pode ser considerado para o futuro. Quenda jogava no Benfica e rumou ao Sporting durante a sua fase mais jovem. Depois de apenas uma temporada com a equipa sub-23, o promissor adolescente entrou na equipa principal e já tem oito partidas no campeonato», escreve a publicação de Manchester — mas também Ousmane Diomande e o internacional dinamarquês Morten Hjulmand.