Sporting: hoje é dia de romaria a Alvalade - há apresentação e despedida
Leões fazem hoje o jogo de apresentação aos adeptos, diante do Athletic Bilbao (André Alves)

Sporting: hoje é dia de romaria a Alvalade - há apresentação e despedida

NACIONAL27.07.202411:00

Plantel mostra-se hoje aos adeptos, frente aos espanhóis do Athletic Bilbao, que servirá para Amorim fazer alguns testes. Jogadores entram individualmente em campo às 18.30 horas e Coates diz adeus...

Hoje é dia de Sporting. As portas do Estádio José Alvalade abrem-se para a apresentação do plantel versão 2024/2025 aos adeptos, com previsão de lotação esgotada, diante dos espanhóis do Athletic Bilbao, sendo que, às 18.30, uma hora antes do início do jogo, os jogadores serão chamados um a um ao relvado. 

Denominado Troféu Cinco Violinos, em homenagem a Jesus Correia, Vasques, Albano, Peyroteo e José Travassos (quinteto que marcou 215 golos em 56 jogos, alcançando média histórica de 3,83 golos por jogo),  já se tornou numa tradição — a primeira edição realizou-se a 12 de agosto de 2012, com os leões a vencerem os gregos do Olympiacos, por  1-0, com golo do brasileiro Elias, com Sá Pinto no comando técnico do Sporting e Leonardo Jardim no leme da equipa helénica —, sendo que, nas 11 edições já realizadas apenas um adversário repetiu presença: a Fiorentina (em 2013 e 2017).

Este sábado, os adeptos terão sentimento agridoce: recebem os reforços Kovacevic e Debast e despedem-se de Coates, uruguaio que se tornou num ícone do clube. Chegou em 2016, dois anos depois resistiu ao ataque à Academia, tornou-se capitão, voz de comando e peça fulcral na era de Amorim, com destaque para o título de 2021/2022, quando os leões colocaram um ponto final no jejum de 19 anos, em que Coates vestiu a pele de defesa goleador. Despede-se ao fim de 369 jogos de leão ao peito e 37 golos marcados.

«De certa forma é fechar um ciclo. O dia em que tomei a decisão foi um dos mais difíceis da minha vida, sem dúvida. Tenho muitas coisas aqui, passei muitos anos no clube, conheço-o. No entanto, quando tomo uma decisão, seja a correta ou não, faço o que acredito que seja melhor para a minha vida e para a minha carreira. Por muito que me custe, acho que é a decisão correta», disse Coates, em entrevista à televisão do clube.

Uns partem, outros chegam. E, nesse capítulo, diga-se que os adeptos leoninos terão hoje oportunidade de ver pela primeira vez o central Debast a usar a camisola 6, tendo em conta que não foi utilizado nos jogos de preparação com St. Gilloise e Sevilha, ao contrário de Kovacevic, que tem sido o titular.

Este será o último jogo de preparação antes do arranque da época, ante o FC Porto, na Supertaça, e Amorim tem alguns testes para fazer face às lesões de Nuno Santos e St. Juste (de qualquer forma não jogaria com os dragões devido a castigo).

Os jogos que St. Juste vai falhar no arranque de época

26 julho 2024, 20:30

Os jogos que St. Juste vai falhar no arranque de época

Central neerlandês só volta no final de agosto e falha jogo da Supertaça, com o FC Porto, mas também três duelos da Liga. Oitava paragem desde a chegada a Alvalade. Nuno Santos, Diomande, Nuno Santos e Rafael Nel falham apresentação diante do Athletic Bilbao