25 novembro 2024, 16:04
Incentivo de Amorim, cautelas e ambição de vencer: tudo o que disse João Pereira
Treinador do Sporting estreou-se na sala de imprensa a fazer a antevisão do jogo com o Arsenal, para a Liga dos Campeões
Este século, nove dos 17 técnicos que jogaram na Europa pelos leões começaram com vitórias. Amorim incluído
A estreia de João Pereira à frente dos destinos da equipa principal dos leões não poderia ter sido mais auspiciosa, com uma retumbante vitória, em jogo para a Taça de Portugal, por 6-0, diante do Amarante. Agora, no debute europeu do novo técnico do Sporting, o grau de dificuldade vai subir exponencialmente com a receção ao todo-poderoso Arsenal, equipa que ocupa o quarto lugar da Premier League, a nove pontos do líder da tabela classificativa, o Liverpool.
25 novembro 2024, 16:04
Treinador do Sporting estreou-se na sala de imprensa a fazer a antevisão do jogo com o Arsenal, para a Liga dos Campeões
No contexto atual importa verificar como foram as estreias europeias dos treinadores dos verdes e brancos neste século e o saldo dificilmente poderia ser mais positivo, fruto de nove vitórias, seis empates e duas derrotas. Portanto, o antigo internacional português quererá a continuar a trilhar o mesmo caminho de sucesso.
Refira-se a este propósito que o antecessor de João Pereira, Ruben Amorim, também fez a sua estreia europeia pelos leões diante de equipa britânica, no caso os escoceses do Aberdeen, mas em jogo da qualificação para a Liga Europa da época 2020/2021, com uma vitória por 1-0, fruto do golo de Tiago Tomás logo aos sete minutos — na ronda seguinte, derrota 1-4 com o LASK Linz e saída de prova antes da fase de grupos. Dessa equipa, resta em Alvalade apenas um jogador, Daniel Bragança (além de Neto, agora adjunto de João Pereira), que foi lançado na segunda parte (86’) para render o brasileiro Wendel.
Mas no rol extenso de treinadores que já ocuparam o cargo neste século há quem se tenha estreado precisamente diante dos gunners, no caso o interino Tiago Fernandes em 2018/2019, que arrancou um empate a zero no Emirates e, com isso, conseguiu a qualificação para a fase seguinte da prova. Face ao poderio do adversário, muitos sportinguistas não se importariam que este desfecho se repetisse, mas após a goleada aplicada ao multimilionário Manchester City a ambição subiu para patamares elevadíssimos.