Leão mais forte no clássico e recupera a liderança isolada da Liga (veja o resumo)
Pepe, do FC Porto (à esquerda) e Viktor Gyökeres, do Sporting (à direita), disputam lance pelo ar. Foto: Miguel Nunes/ASF.

Leão mais forte no clássico e recupera a liderança isolada da Liga (veja o resumo)

NACIONAL18.12.202322:24

Golos de Viktor Gyokeres e Pedro Gonçalves materializaram a supremacia dos leões no clássico frente aos dragões; verdes e brancos recuperam a liderança isolada do campeonato, com mais um ponto que o Benfica

Um clássico em Alvalade pelo topo da classificação que deixava em aberto três possibilidades para a liderança da Liga no seu final: um triunfo sportinguista valia o primeiro lugar aos da casa e o mesmo aplicava-se aos azuis e brancos caso vencessem na deslocação ao rival. Em caso de empate, sorria o Benfica, que se isolaria na frente em virtude do triunfo alcançado na véspera frente ao Sporting de Braga. No final da partida, foi Sporting quem prevaleceu (2-0) e regressou ao trono.

O leão voltou a ocupar o topo da classificação pouco mais de uma semana após ter escorregado em Guimarães e ter, por isso, permitido que o FC Porto nesse momento alcançasse. Esta segunda-feira, no confronto direto, o leão corrigiu essa perda de pontos e derrotou o dragão com justiça, em virtude de ter alcançado as melhores oportunidades do encontro e materializado duas delas, uma em cada parte.

O emblema de Alvalade contou com a sua referência na presente temporada – Viktor Gyokeres - para se adiantar cedo no marcador. Aos 11 minutos, Matheus Reis sacou excelente passe em diagonal, a partir de posição próxima na lateral, para desmarcar o sueco que venceu aos pontos o duelo com Pepe, desenvencilhando-se do experiente defensor antes de atirar rasteiro ao primeiro poste para a festa nas bancadas de Alvalade.

O FC Porto demorou a restabelecer-se do golpe e apenas esteve verdadeiramente perto de empatar perto do intervalo, aos 45+4, quando Galeno obrigou, de cabeça, Adán a excelente defesa, deixando no ar a proposta de que o dragão voltaria audaz para o segundo tempo em busca da igualdade. Porém, Pepe deitou tudo a perder quando aos 51’ agrediu Matheus Reis com um toque no rosto do adversário e o Sporting ficou ainda mais confortável, chegando mesmo ao segundo golo.

Depois de marcar, Gyokeres teve também a possibilidade de assistir e não se fez rogado, servindo Pedro Gonçalves para o segundo golo dos verdes e brancos aos 60 minutos, assim confirmando a vitória leonina perante um FC Porto que, diminuído no resultado e no número de unidades em campo, não conseguiu aproximar-se no resultado. Pelo contrário, perto do final Paulinho ainda celebrou um hipotético 3-0 que apenas não passou para o papel devido À falta de Daniel Bragança no momento em que serviu o atacante.

O resultado fixou-se assim em 2-0 e o Sporting conseguiu, por isso, voltar a descolar de um dos adversários diretos, o FC Porto, que fica à distância de três pontos (31 pontos), e também do Benfica, agora segundo classificado, que soma 33 se posiciona a um ponto dos leões, líderes isolados, com 34 pontos conquistados.

Veja o resumo do jogo

Recorde abaixo as principais incidências do jogo

Final do jogo: Sporting 2, FC Porto 0.

Vitória incontestável para o Sporting, que prevaleceu neste clássico com um golo em cada parte - Viktor Gyokeres foi a figura do encontro, com um golo aos 11 minutos e a assistência para o golo de Pedro Gonçalves, aos 60. Com o resultado obtido, os leões voltaram a isolar-se na liderança da Liga, destacando-se relativamente a Benfica (agora a um ponto) e FC Porto (que passou a estar a três pontos de distância).

90+7: Cartão amarelo para Ricardo Esgaio (Sporting).

90+6': Cartão amarelo para Morten Hjulmand (Sporting).

Confirma-se a anulação do golo: o juiz considerou faltosa a ação de Daniel Bragança no momento em que pontapeia a bola na direção de Paulinho.

90+3': Paulinho introduz a bola na baliza portista e o lance é anulado por fora de jogo. No entanto, o VAR avalia a possível legalidade da jogada e Nuno Almeida vai consultar as imagens.

Tempo adicional: 7 minutos.

84': Dupla substituição no Sporting, com as entradas de Daniel Bragança e Francisco Trincão pelas saídas de Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves.

84': Dupla substituição no FC Porto, com as entradas de André Franco e Toni Martínez pelas saídas de Stephen Eustáquio e Evanilson.

82': Sporting aproveita a superioridade numérica - no resultado e no número de unidades em campo - para aproveitar os espaços concedidos pelo FC Porto, que arriscou e retirou os seus laterais na procura pelo golo: Pedro Gonçalves rematou cruzado e pouco ao lado da baliza portista.

81': Cartão amarelo para Francisco Conceição (FC Porto).

Assistência: 44.385 espectadores.

75': Dupla substituição no Sporting, com as entradas de Ricardo Esgaio e Paulinho pelas saídas de Geny Catamo e Marcus Edwards.

74': Dupla substituição no FC Porto, com as entradas de Francisco Conceição e Fábio Cardoso pelas saídas de Zaidu e João Mário.

72': O FC Porto consegue chegar ao golo por Evanilson, mas Mehdi Taremi encontrava-se em fora do jogo no momento  antes de assistir o brasileiro, pelo que o lance foi imediatamente invalidado.

70': Cartão amarelo para Gonçalo Inácio (Sporting).

68': Cartão amarelo para Mehdi Taremi (FC Porto).

67': Com dois golos de desvantagem e um homem a menos, o FC Porto não desiste e procura reduzir por Mehdi Taremi, mas o seu remate cruzado sai ao lado do poste esquerdo da baliza à guarda de Adán.

64': Na transição que se seguiu, o FC Porto conseguiu chegar em velocidade até à área sportinguista, mas Evanilson desequilibrou-se no remate e a bola chegou fácil ao alcance de Adán.

63': Sporting moralizado e FC Porto ainda não refeito do golo sofrido, o que poderia ter ditado o 3-0. Desta feita, Pedro Gonçalves não foi lesto a rematar e perdeu tempo antes de rematar, facilitando a tarefa a Diogo Costa na defesa.

61': Substituição no Sporting, com a entrada de Nuno Santos pela saída de Eduardo Quaresma.

Golo do Sporting!

O 2-0 estava próximo...e confirmou-se mesmo para o leão: excelente exploração de profundidade e capacidade de explosão de Gyökeres, que se isolou e assistiu Pedro Gonçalves, que a cumprir o jogo 150.º com a camisola verde e branca só teve de encostar e também entrar na lista de marcadores aos 60 minutos de jogo.

58': Sporting perto do 2-0! Edwards foi desmarcado por Pedro Gonçalves e ganhou margem para rematar, descaído para a esquerda; Diogo Costa respondeu com enorme defesa, com a luva esquerda.

58': Cartão amarelo para Eduardo Quaresma (Sporting).

51': Confirmada a expulsão - e justifica-se: Pepe acerta no rosto de Matheus Reis, com o jogo já interrompido. Lance que constitui agressão e o capitão portista está fora da partida.

51': Cartão vermelho direto para Pepe (FC Porto).

50': Nuno Almeida chamado pelo VAR para avaliar possível expulsão de Pepe.

Recomeça a partida no Estádio José Alvalade!

Intervalo em Alvalade! Sporting 1, FC Porto 0

Ao fim dos primeiros 45 minutos, o Sporting vence o clássico que vale a liderança através de uma finalização ao primeiro poste do seu goleador, Viktor Gyokeres, que até já voltou a depositar a bola no fundo das redes adversárias, mas Eduardo Quaresma cometeu falta sobre João Mário num momento antecedente na jogada e o lance foi invalidado. O FC Porto apenas esteve realmente próximo de empatar em cima do intervalo, mas Adán opôs-se bem ao cabeceamento de Galeno.

45+4': Eis a primeira oportunidade flagrante para o FC Porto e em cima do intervalo! Galeno conseguiu cabecear de forma enquadrada com a baliza sportinguista, mas Adán opôs-se com qualidade e segurou a vantagem para os leões.

Tempo adicional: 2 minutos.

44': Gyökeres ainda celebrou o bis - o internacional sueco voltou a superiorizar-se à defesa portista com um cabeceamento no interior da área - mas Eduardo Quaresma derrubou João Mário no momento antecedente ao seu cruzamento pela esquerda e o lance foi invalidado pelo VAR.

40': Até ver sem espaço para rematar no interior da área sportinguista, Evanilson tentou a sorte a partir de posição lateralizada, embora por cima.

36': Cartão amarelo para Vítor Bruno, treinador adjunto do FC Porto.

35': Disputa entre Gyökeres e Pepe deixou o internacional português queixoso e motivou alguma discórdia junto ao banco do FC Porto.

25': Cartão amarelo dirigido ao banco do Sporting, mais concretamente a Nuno Santos, que segurou a bola com as mãos perante Alan Varela, que procurava executar um lançamento lateral.

22': Marcus Edwards cai na área azul e branca, o juiz Nuno Almeida nada assinala; não existe falta na intervenção de Galeno, que se intromete e ganha a frente ao jogador sportinguista.

18': Ousmane Diomande salta mais alto que a defesa portista a corresponder, de cabeça, ao livre lateral que, pouco antes, puniu dois amarelos para jogadores dos azuis e brancos - Pepe, pela falta cometida sobre Gyökeres, e Alan Varela, por ter cometido falta no início da jogada, quando o Sporting iniciou o contra-ataque. A bola seguiu, porém, sem perigo para as mãos de Diogo Costa.

17': Cartão amarelo para Alan Varela (FC Porto).

15': Cartão amarelo para Pepe (FC Porto).

Golo do Sporting!

Marca o suspeito do costume - Viktor Gyokeres, que recebeu passe em diagonal de Matheus Reis, enfrentou Pepe, livrou-se da marcação que este lhe movia e atirou rasteiro, ao primeiro poste, para explosão de alegria em Alvalade aos 11 minutos..

5': Primeiros minutos de estudo mútuo. Sporting e FC Porto, por fases, já tentaram ensaiar alguns momentos de posse de bola, sem contudo se conseguir ultrapassar as defensivas de parte a parte.

ROLA A BOLA NO CLÁSSICO! Pontapé de saída dado pelo FC Porto.

- Equipas sobem ao relvado. Contagem decrescente para o pontapé de saída.

- Aquecimento concluído.

- Equipas realizam os exercícios de aquecimento.

Já há onzes! Surpresa no Sporting e Pepe titular no FC Porto. Confirma-se a lesão de Coates. Leões revelaram que o defesa-central falha o jogo devido a uma mialgia na perna esquerda.

Onze do Sporting: Adán (C); Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio e Diomande; Geny Catamo, Hjulmand, Morita e Matheus Reis; Edwards, Gyokeres e Pedro Gonçalves

Suplentes: Franco Israel, Francisco Silva, Nuno Santos, Luís Neto, Dario Essugo, Trincão, Paulinho, Daniel Bragança e Ricardo Esgaio

Onze do FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe (C); Zé Pedro e Zaidu; Pepê, Eustáquio, Alan Varela e Galeno; Evanilson e Taremi

Suplentes: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Grujic, Francisco Conceição, Iván Jaime, André Franco, Fran Navarro, João Mendes e Gonçalo Borges

- Sporting também já chegou ao Estádio José Alvalade.

- Comitiva do FC Porto já está em Alvalade.

- Pinto da Costa, que sofreu acidente rodoviário no sábado, integrou a comitiva azul e branca.

- Equipas já estão a caminho de Alvalade.

Rúben Amorim com uma baixa de última hora: Coates, lesionado, não joga.

Coates falha clássico com o FC Porto

18 dezembro 2023, 17:49

Coates falha clássico com o FC Porto

Mialgia na perna esquerda impede central de jogar contra o FC Porto. Eduardo Quaresma junta-se a Diomande e Gonçalo Inácio no trio defensivo dos leões

O palco do jogo desta noite.

Recorde o que disseram os treinadores na antevisão ao jogo grande da jornada:

Boa noite! A 14.ª jornada da Liga encerra, esta segunda-feira, com um clássico entre Sporting e FC Porto. Leões e dragões têm os mesmos 31 pontos e entram em campo na luta pela liderança isolada. Benfica é, à condição, primeiro classificado, depois da vitória em Braga.