Gyokeres, Pepe e a estratégia para Alvalade. Tudo o que Sérgio Conceição disse na antevisão ao Sporting
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto

Gyokeres, Pepe e a estratégia para Alvalade. Tudo o que Sérgio Conceição disse na antevisão ao Sporting

NACIONAL17.12.202313:40

Treinador do FC Porto projetou, no Centro de Treinos do Olival, o clássico

Declarações de Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, na antevisão do clássico em Alvalade, agendado para as 20h15 de segunda-feira e que encerra a 14.ª jornada.

Clássico mais apimentado devido aos resultados da última jornada, em que o Sporting perdeu em Guimarães e o FC Porto venceu o Casa Pia. As duas equipas estão agora empatadas no primeiro lugar com 31 pontos.

«Acho que nestes jogos, independentemente do momento das equipas e pontuação, são sempre jogos grandes, clássicos do futebol português. Sabemos que é um jogo digno de Champions, que vai exigir muito de nós, temos de estar ao mais alto de nível. Esperamos estar à altura deste grande clássico, que é importante para nós, como costumo dizer, estes jogos valem seis pontos. Tenho a consciência de que não é neste momento que se decidem campeonatos, apesar de sabemos da sua importância».

Pepe está apto?

«O Pepe tem melhorado, sem dúvida, vamos ver [se está disponível]. É um jogador muito importante dentro e fora de campo, fala-se só na mentalidade, mas ele é mais do que isso. Se não tivermos o Pepe não irá mudar em nada o que é a nossa estratégia para este jogo»

Pontos fortes do Sporting

«O Rúben [Amorim] tem feito um trabalho muito bom, ao mais alto nível. São os lideres da Liga e acabam de passar de fase na Liga Europa. São sempre jogos muito competitivos. O Sporting reforçou-se bem no mercado. Agora, faz parte dos nossos planos dissecar e decifrar a estratégia do adversário. Nenhuma equipa do mundo é 100 % perfeita. Queremos ir a Alvalade ganhar o jogo».

É um Sporting melhor com a chegada de Gyokeres?

«É um Sporting diferente. Temos de olhar para ele [Gyokeres] como vamos olhar para o Edwards, para o Pote, para o Paulinho se jogar, para o Trincão, e para o potencial individual desses jogadores e para os terrenos em que se sentem confortáveis e é nisso que temos de estar prevenidos. Falamos de um rival muito rico a nível ofensivo, que coloca os alas em zonas muito ofensivas e que explora muito bem a profundidade. Uma equipa com características fáceis de perceber, mas difíceis de travar. Falamos de uma equipa muito coesa e por isso teremos muito de estar atentos à largura e à profundidade que vamos deixar nas nossas costas. Temos de trabalhar e é importante estar atento ao processo defensivo mas também ofensivo».

Situação de saúde de Pinto da Costa, após acidente de viação.

«Falei com doutor ontem até tarde e parece que está recuperado, espero que possa acompanhar a equipa em Alvalade para ser o elemento importante que tem sido. Às vezes basta o seu silêncio ou a presença sem falar. Votos para que o Presidente recupere rápido, é a minha vontade. Penso que teve alta de manhã.»

Proximidade pontual entre os quatro primeiros classificados. O que isso diz sobre o nosso campeonato?

«É um campeonato em que queremos alcançar rapidamente a nossa solidez e consistência. É um campeonato em que as equipas vão perder alguns pontos e quantos menos perdermos melhor. Acho está difícil para todos ganhar neste campeonato. Quando cheguei aqui ao FC Porto, há sete anos, ainda conseguiamos algumas goleadas, hoje isso e difícil. As equipas estão bem preparadas. Ainda não acabou a primeira volta e já há muito tempo acho que esta etapa vai ser importante para nós»

Estratégia para o jogo de Alvalade

«Temos de perceber a nossa estratégia e ver quando temos bola e quando não temos. Tem de haver um equilíbrio e estarmos preparados para os espaços que o Sporting vai deixar. Espero que seja um bom jogo, entre duas equipas que têm demonstrado e merecido estar juntos no primeiro lugar».

FC Porto e Sporting fecham a 14.ª jornada da Liga no Estádio de Alvalade e em jogo pode estar a liderança isolada, uma vez que ambas equipas entram no clássico com 31 pontos. Benfica (30) e SC Braga (29), que medem forças esta noite no Minho.