14 janeiro 2024, 17:40
Benfica dá pontapé na crise
Regresso às vitórias na Liga; goleada ao Caxinas; Diego Nunes assina um bis
2-2 frente ao Eléctrico; leões correram sempre atrás do prejuízo; Merlim expulso a escassos minutos do fim; bracarenses golearam o Candoso por 11-0
O Sporting voltou a marcar passo na Liga de futsal, após um empate a dois golos na receção ao Eléctrico, que pela segunda jornada consecutiva fez a vida negra a um dos candidatos ao título.
Pouco mais de uma semana do surpreendente triunfo diante do Benfica (2-1), a formação alentejana entrou no Pavilhão João Rocha de forma descomplexada e, depois de levar com um remate ao poste no primeiro minuto da partida, por Tomás Paçó, inaugurou o marcador aos 6' através de Tiago Cruz, na sequência de uma reposição lateral. A resposta leonina surgiu, pouco tempo depois, por Pany Varela, que disparou forte ao ferro da baliza defendida por Diogo Basílio.
O aviso estava dado e o coletivo verde e branco empatou a partida aos 12 minutos, novamente numa reposição lateral. O mago Merlim descobriu o goleador Taynan, que apontou o 16.º golo na prova. Depois de assistir para o tiro certeiro do companheiro, Merlim quis também fazer o gosto ao pé, mas o remate embateu no poste. A sorte parecia estar do lado dos visitantes, que se recolocaram em vantagem por Célio Coque (18'). A poucos segundos do apito para o intervalo, Merlim, na sequência de um canto, voltou a servir de bandeja um companheiro, desta feita Tomás Paçó.
Na etapa complementar, os leões partiram com tudo à procura do terceiro golo, mas aí surgiu Diogo Basílio, que já tinha brilhado frente ao Benfica. O guardião do Eléctrico defendia tudo pela frente e quando não era ele, os jogadores leoninos acertavam nos postes ou falhavam escandalosamente, como no caso de Zicky Té, que não conseguiu encostar a bola para baliza deserta aos 30 minutos.
O Eléctrico, mais recuado nesta fase do encontro, apostou no contragolpe e a felicidade teve muito perto de acontecer, mas Ferrugem não conseguiu superar Henrique. O cronómetro começava a estar contra os leões, que sofreram forte contrariedade a um minuto e 49 segundos do fim: Alex Merlim viu o duplo cartão amarelo e recebeu, consequentemente, ordem de expulsão.
Em superioridade numérica, o conjunto de João Freitas Pinto ameaçou o 3-2, mas valeu a intervenção de Henrique a impedir o golo de Pedrinho.
Com este resultado, o Sporting ocupa a vice-liderança da Liga com 32 pontos, a dois do SC Braga, que goleou, fora de casa, o frágil Candoso por 11-0. O Benfica fecha o pódio.
14 janeiro 2024, 17:40
Regresso às vitórias na Liga; goleada ao Caxinas; Diego Nunes assina um bis