22 novembro 2023, 07:30
Opção tomada: Diomande já decidiu o futuro
Costa-marfinense não pensa numa saída em janeiro. Apesar do assédio da Premier League, foco do central está centrado apenas nos leões. Contrato será revisto com um estatuto reforçado
Central cumpre com o Gil Vicente o 30.º com pelo menos 45 minutos em campo; negócio aproxima-se dos 10 milhões; retorno prevê-se gigante
A afirmação de Ousmane Diomande é tal que em menos de um ano no Sporting o central prepara-se para cumprir um dos primeiros objetivos que obrigam os leões a pagar mais 1,66 milhões de euros ao Midtjylland pela contratação. Esta segunda-feira, frente ao Gil Vicente, o defesa de 19 anos cumpre o 30.º jogo de leão ao peito em que esteve em campo pelo menos 45 minutos, e com isso obriga a SAD leonina a abrir os cordões à bolsa — só que não será um gasto, antes um investimento que já tem resultados desportivos e que, no futuro, pode significar importante retorno financeiro.
O Sporting pagou ao Midtjylland 7,5 milhões de euros para contratar Diomande, no passado mês de janeiro, altura em que o jogador estava cedido por empréstimo ao Mafra, da Liga 2. Mas os contornos do negócio nessa altura anunciado vão para lá desse valor, porque no fim das contas o central pode ficar 5 milhões de euros mais caro, ou seja, pode passar a custar um total de 12,5 milhões — o que seria muito bom sinal para os verdes e brancos, pois esse acréscimo corresponderá a objetivos por desempenho: a cada bateria de 30 jogos (pelo menos 45 minutos em campo) os leões pagam uma parcela desses 5 milhões de euros, até aos 90 jogos. Nesta altura, Diomande conta com 29 jogos em que esteve em campo pelo menos 45’, ou seja, falta um para os verdes e brancos pagarem mais 1,66 milhões de euros aos dinamarqueses — esse jogo é já esta segunda-feira, em Alvalade, às 20.15 horas para a 12.ª jornada da Liga.
Significa isto que a partir de segunda à noite — tudo indica que o internacional costa-marfinense vai ser um dos titulares no encontro com os gilistas — a contratação de Diomande passa dos 7,5 milhões de euros para os 9,16 milhões, o que pela qualidade já demonstrada pelo jogador pode ser considerado um excelente negócio para os leões. Por outro, lado resta saber se Diomande vai cumprir mais uma ou duas baterias de 30 jogos e com isso os dinamarqueses a receberem mais 1,66 milhões ou 3,32 milhões de euros. É que já há muitos clubes de grandes campeonatos europeus de olho no sportinguista e que podem avançar com proposta para o tirar de Alvalade. Em Inglaterra, por exemplo, o central tem já muitos clubes atentos — começando no gigante Manchester City, passando por Newcastle, Chelsea ou até Manchester United, muitos foram os clubes que já associados ao possante central que esta época já soma 17 jogos, com dois golos e uma assistência —, embora ainda nenhum disposto a pagar, em janeiro, o que o Sporting pede que se pague pelo passe do camisola 26: os 80 milhões de euros inscritos na cláusula de rescisão do contrato, válido até junho de 2027 — o Midtjylland assegurou o direito a 20 por cento de mais-valia de futura transferência, tendo a administração do Sporting a opção de diminuir esse valor em 10 por cento.
22 novembro 2023, 07:30
Costa-marfinense não pensa numa saída em janeiro. Apesar do assédio da Premier League, foco do central está centrado apenas nos leões. Contrato será revisto com um estatuto reforçado
Por outro lado, Diomande continua focado nos leões e, para já, não admite a saída. Até porque, entende o central, o melhor para o seu crescimento passa por continuar a jogar e evoluir num clube como o Sporting, o que vai ao encontro do projeto da SAD que passa, então, por retirar o máximo de proveito desportivo do jogador (esta e pelo menos em mais uma temporada) para depois, mais valorizado, poder oferecer significativo encaixe financeiro para os cofres dos verdes e brancos.
Por outro lado ainda, é intenção dos do Sporting renovar o contrato do jovem central, com aumento salarial — está num dos patamares mais baixos dos vencimentos praticados em Alvalade: aufere cerca de €300 mil por ano numa altura em que o estatuto que tem no plantel já é muito superior — e de anos de ligação, mais um ou dois, ou seja, até 2028 ou 2029. As conversas vão avançar no curto prazo. Tal como A BOLA avançou, a renovação deve ganhar forma logo em janeiro, altura em que o jogador estará no Campeonato Africano das Nações ao serviço da Costa do Marfim — na mesma altura estará o médio japonês Morita na Taça Asiática e também ele deve renovar o vínculo com os verdes e brancos, neste caso por uma ou duas épocas, para 2027 ou 2028.
28 novembro 2023, 23:54
Mesmo longe de Alvalade, um no Campeonato Africano das Nações e outro na Taça Asiática, Diomande e Morita vão definir os novos contratos no início de 2024; mais anos de ligação e melhorias salariais; focados no jogo com a Atalanta
A cláusula de rescisão de Diomande já é de 80 milhões de euros, igual às de Pedro Gonçalves e de Morten Hjulmand, as segundas mais altas do plantel — só Viktor Gyokeres tem cláusula mais elevada, de 100 milhões de euros. E ao que tudo indica deverá manter-se nesse patamar.