Sporting com plano poupança na Europa
Gyokeres e Edwards deve ser titulares esta quinta-feira. IMAGO

Sporting com plano poupança na Europa

NACIONAL21.02.202421:15

Onze provável dos leões: Rúben Amorim vai promover rotatividade na equipa tendo em conta o jogo com o Rio Ave; Pedro Gonçalves deve começar no banco de suplentes; Viktor Gyokeres sempre pronto

O Sporting está a dois jogos de poder dizer missão cumprida aos desafios de janeiro e de fevereiro. Exceção feita à Taça da Liga, prova em que caiu nas meias-finais aos pés do SC Braga, os leões podem superar esta fase, em que se viram privados de Diomande (Costa do Marfim), Geny Catamo (Moçambique) e Morita (Japão), que estiveram nas seleções no Campeonato Africano das Nações e na Taça Asiática, com a passagem aos oitavos da Liga Europa no bolso e 100 por cento vitoriosos no campeonato. Porque no play-off europeu os leões têm vantagem de 3-1 trazido de Berna e porque na segunda-feira há jogo com o Rio Ave, Rúben Amorim deve poupar algumas peças esta quinta-feira com o Young Boys.

Na baliza não está descartada a possibilidade de Franco Israel voltar ao onze, ainda assim a escolha deve manter-se em Adán. No trio de centrais é que deve haver mexidas: Eduardo Quaresma já leva oito jogos em alta rotação e por isso pode dar o lugar mais à direita a Neto, que esta época foi titular apenas em seis dos 13 jogos em que participou, curiosamente um deles na Liga Europa, no 3-0 ao Sturm Graz. Ao centro, Diomande pode render Coates, com Gonçalo Inácio a manter o lugar à esquerda.

Também à esquerda mas na ala deve surgir Matheus Reis, para Nuno Santos descansar, pois já leva 13 jogos seguidos a titular. Esgaio deve ocupar o lugar na direita, que já pertence a Geny Catamo. No miolo, Daniel Bragança deve repetir a titularidade de Berna, formando dupla com Hjulmand (Morita também espreita).

No trio da frente (com Paulinho lesionado), Pedro Gonçalves vai ter direito a descanso. O que abre a porta do onze a Edwards, que nos últimos tempos tem sido suplente utilizado. Assim, Trincão deve passar da direita para a esquerda. Sem direito a descanso, como já é habitual, Gyokeres será a lança apontada ao Young Boys em Alvalade, a partir das 20 horas, na 2.ª mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.