28 janeiro 2024, 13:37
O mercado, sair pelo próprio pé e um regresso: Tudo o que disse Rúben Amorim
Treinador do Sporting esteve em antevisão à receção ao Casa Pia
Encontro com pontapé de saída esta segunda-feira às 20h45
Não havia melhor altura para o Sporting regressar a Alvalade. O último duelo tinha sido a 9 de janeiro e agora a casa abana depois do desaire em Leiria.
Os leões têm assim no Estádio José Alvalade a oportunidade de regressar aos triunfos e voltar à identidade que tornou a equipa líder do campeonato.
Pela frente está um Casa Pia que já causou dificuldades na primeira volta, apesar de ser um adversário totalmente diferente. Está confortável na tabela classificativa e vai exigir à equipa de Rúben Amorim a eficácia ofensiva que não houve na final-four da Taça da Liga. Mais uma vez, a liderança pode estar em jogo.
Se olharmos para o histórico de confrontos neste Dérbi Lisboeta, a supremacia do Sporting é clara, até porque o Casa Pia só venceu por três ocasiões em 39 jogos. O último triunfo foi em 1929/1930...
Se formos ainda mais longe e focarmo-nos apenas nos jogos em casa do Sporting, o Casa Pia nunca conseguiu pontuar sequer em jogos do campeonato. Em 19 jogos, no total das competições, os leões venceram 14.
Na primeira volta, os verdes e brancos venceram em Rio Maior.
Rúben Amorim confirmou em conferência de imprensa que já vai poder contar com Geny Catamo, que regressou mais cedo da CAN. Contudo, as ausências de Diomande, Morita e Fresneda ainda se fazem sentir.
É o regresso a Alvalade, e para além do foco na defesa, é preciso marcar golos, o que também falhou na Taça da Liga. As competições são diferentes e é da liderança do campeonato que se trata.
Equipa provável: Adán; Quaresma, Coates e Gonçalo Inácio; Esgaio, Hjulmand, Pedro Gonçalves e Nuno Santos; Edwards, Gyokeres e Paulinho
Sistema tático: 3x4x3
Ausências: Fresneda (lesão), Morita (Taça Asiática) e Diomande (CAN)
Treinador: Rúben Amorim
«Um jogo difícil em que, infelizmente, tivemos mais tempo para trabalhar. Temos de ganhar para manter o nosso lugar.»
28 janeiro 2024, 13:37
Treinador do Sporting esteve em antevisão à receção ao Casa Pia
Figura: Pedro Gonçalves
É quem chega em melhor forma, apesar do embate forte da Taça da Liga. Pedro Gonçalves foi um dos mais inconformados frente ao SC Braga, contrariamente a Trincão e Gyokeres, bastante apagados. De resto, deve voltar a jogar no meio-campo.
A última vez que os Gansos venceram foi precisamente fora de portas, o que dá algum alento na visita a Alvalade, mas a verdade é que o Casa Pia vem de duas derrotas consecutivas.
Estão longe de estar aflitos na tabela classificativa, mas uma visita ao líder é quase como um balão de oxigénio. Há pouco a perder e muito a ganhar. Um duelo em que o Ganso vai querer aproveitar-se de um Leão ferido.
Equipa provável: Ricardo Batista, Gaizka Larrazabal, João Nunes, Nermin Zolotic e Leonardo Lelo; Neto, Rafael Brito, Tiago Dias e Yuki Soma; Felippe Cardoso e Clayton.
Sistema tático: 4x4x2
Ausências: Telasco Segovia que está na seleção sub-23 da Venezuela.
Treinador: Pedro Moreira
«Tenho o grupo preparado e não estou muito concentrado no mercado agora, foco-me bastante neste jogo com o Sporting.»
28 janeiro 2024, 15:25
Técnico dos gansos respondeu à curiosa analogia feita por Rúben Amorim, minutos antes, reconhecendo partilhar ideias com o seu antigo 'chefe de equipa', mas assegurando o seu «cunho pessoal» em Pina Manique
Figura: Clayton
É o melhor marcador da equipa, com 6 golos em 18 jogos. Uma clara ameaça à baliza de Adán, numa altura em que a defesa do Sporting não está estável.