Southgate recorda palavras de Mourinho: «Ele tinha toda a razão»
Selecionador de Inglaterra recordou uma conversa com o treinador português, ocorrida há sete anos, assim como o seu passado enquanto treinador, e revelou as suas expectativas para o Euro-2024
Gareth Southgate treina a seleção de Inglaterra desde 2016 e recordou as palavras que José Mourinho lhe proferiu pouco tempo depois de aceitar esse trabalho, numa entrevista à Sky Sports.
«Lembro-me de falar com o José quando ele estava no Manchester United e ele disse: "Sabes, depois de terminares o trabalho que vais fazer agora, serás capaz de fazer qualquer coisa". Pensei que talvez estivesse certo, mas sete anos depois, ele tinha toda a razão.»
O técnico de 53 anos já só tem mais um ano de contrato com a seleção dos Três Leões, mas não está apreensivo em relação ao seu futuro: «Estou confiante neste papel. Estou confiante no que possa vir a acontecer. Claro que não vou estar aqui durante 20, 30 anos. Não sei qual será o futuro. Estou muito calmo em relação a isso.»
Antes de orientar Inglaterra, Southgate treinou a seleção de sub-21 do país e o Middlesbrough durante três épocas – nas duas primeiras, esteve na Premier League, mas desceu de divisão na terceira, em 2008/09 – tendo recordado também essa sua experiência.
«Eu tinha 35 anos quando comecei a treinar na Premier League. Acabámos em 12º e depois no 13º lugar e eu não sabia nada do que sei agora», explicou.
«Todos falam do Middlesbourgh: “Ele tem uma descida de divisão com o Middlesbourgh”. Bem, sim, no terceiro ano descemos, mas eu já tinha três anos de experiência na Premier League.»
Por fim, tendo em vista o Euro-2024, Southgate lembrou o facto de já ter levado Inglaterra a uma meia-final de um Mundial (em 2018) e à final de um Euro (em 2021), mas mantém a ambição em finalmente vencer um torneio de seleções.
«Ainda estamos a tentar fazer história aqui, porque nunca estivemos numa final fora de Inglaterra, nunca ganhámos um Europeu, por isso estamos sempre a tentar quebrar barreiras (…). O que é preciso são boas decisões. Os jogadores a jogarem bem, todos estarem empenhados na causa e todos se sacrificam pelo grupo. É assim que vamos ganhar», explicitou.