Sérgio Conceição deseja que Pepe possa ser a boa nova
Paulo Futre não tem dúvidas em afirmar que Pepe está no topo mundial
Foto: IMAGO

Sérgio Conceição deseja que Pepe possa ser a boa nova

NACIONAL22.10.202311:00

Treinador portista afirmou ter esperança na recuperação de jogadores entregues ao departamento médico. Central, ainda em tratamento, pode voltar um mês depois

Em Antuérpia, o Estádio Bosuil pode ser o palco do regresso de Pepe à competição. O experiente defesa-central, de 40 anos, está na fase final da recuperação a uma mialgia na perna direita que o afastou da competição nos últimos jogos do FC Porto, mas o duelo da próxima quarta-feira, respeitante à 3.ª jornada do Grupo H da Liga dos Campeões, pode ficar marcada pela (re)aparição do internacional português.

E se tal acontecer - a probabilidade, sabe A BOLA, tem ganho cada vez mais força nos últimos dias - será, naturalmente, uma excelente notícia para Sérgio Conceição. Não que Fábio Cardoso, David Carmo e Zé Pedro não tenham dado conta do recado nos desafios recentes, mas, convenhamos, Pepe é... Pepe.

Apesar de não ter falado em nomes, a verdade é que, na sexta-feira, no final da partida com o Vilar de Perdizes, Sérgio Conceição deixou entreaberta a porta para o regresso de jogadores que têm estado ausentes das opções: «Espero [ter boas notícias do departamento médico]. Se tiver todos os jogadores à disposição vamos ser mais fortes, sem dúvida. Temos um ciclo importante em que isso seria fundamental. Sabemos que o Marcano é irrecuperável, os outros vamos vendo dia a dia, sabendo de antemão que temos um departamento médico cheio.»

No leque dos lesionados, recordemos, enquadram-se também Wendell, Iván Jaime, Iván Marcano, Zaidu, Eustáquio e Gabriel Veron, todos em tratamento, segundo informação dos dragões após o treino da tarde de ontem. Desta lista, apenas Marcano é ausência garantida. Todos os outros ainda podem sonhar com a Champions…

Voltando a Pepe, importa referir que o capitão está fora dos relvados desde 19 de setembro, por ocasião do jogo com o Shakhtar (3-1), em Hamburgo, na 2.ª jornada do Grupo H. Pode reaparecer… de novo ao mais alto nível.

Fábio Cardoso espera parceiro

A situação de Pepe ainda não é totalmente clara e, dessa forma, está por saber qual será a dupla de defesas-centrais que Sérgio Conceição irá apresentar no confronto com o Antuérpia. Mas há uma certeza: Zé Pedro não pode ir a jogo. 

O central, de 26 anos, participou em três dos últimos quatro encontros do FC Porto (foi suplente utilizado frente ao Benfica e titular diante de Portimonense e Vilar de Perdizes, este para a Taça de Portugal), mas uma vez que não está inscrito na Liga dos Campeões - razão pela qual falhou, neste percurso recente, a receção ao Barcelona - é carta fora do baralho do técnico azul e branco para a partida na Bélgica. 

Assim sendo, a dúvida reside apenas em Pepe e David Carmo. Se o capitão recuperar a tempo, então será, indiscutivelmente, titular. Caso não seja esse o cenário, será o esquerdino a recuperar um lugar no onze e a reeditar a dupla com Fábio Cardoso. No meio desta história central, o número 2, que até envergou a braçadeira de capitão no jogo da Taça de Portugal, está, por certo, nas escolhas iniciais de Sérgio Conceição.