Sérgio Conceição arrisca castigo pesado

FC Porto Sérgio Conceição arrisca castigo pesado

NACIONAL11.08.202309:18

Sérgio Conceição volta a estar sob a alçada do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol depois de ter sido expulso pelo árbitro Luís Godinho, na segunda parte da Supertaça Cândido de Oliveira e, posteriormente, ter recusado abandonar a sua área técnica durante quatro minutos e meio.


A BOLA sabe que secção não profissional do Conselho de Disciplina reúne-se hoje, mas não deve haver já decisão, uma vez que é necessário respeitar o prazo de audiência prévia. O FC Porto irá defender o treinador após receber o relatório do árbitro e só depois haverá um acórdão do mesmo órgão, mas é ponto assente que o treinador do FC Porto falha para já o encontro com o Moreirense e só depois, baseando-se no que consta do relatório de Luís Godinho - onde deverão constar as declarações do 4.º árbitro, Fábio Veríssimo -, dos relatórios dos delegados da Federação Portuguesa de Futebol e da própria polícia, pois a dado o momento vê-se nas imagens televisivas alguns agentes aproximar-se do local onde se encontrava o técnico do FC Porto.

A secção não profissional do Conselho de Disciplina decidirá levando em linha de conta o facto, também, de Sérgio Conceição ser reincidente em expulsões nas várias provas do calendário nacional.

30 dias de castigo em suspenso

Recorde-se, entretanto, que Sérgio Conceição esteve no banco de suplentes na Supertaça pelo facto de o TAD (Tribunal Arbitral do Desporto) ter aceitado a providência cautelar interposta pelo FC Porto para suspender o castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol de 30 dias de suspensão e 10.200€ de multa devido a incidentes no jogo FC Porto-Casa Pia.

O treinador pôde orientar a equipa no clássico com o Benfica e esta sanção aplicada pelo Conselho de Disciplina de um mês de castigo encontra-se neste momento suspensa, pelo que Sérgio Conceição poderá ainda cumpri-la neste início desta temporada. A providência cautelar teve a mesma eficácia no caso de David Neres.

O jogador do Benfica tinha sido suspenso por um jogo e ao pagamento de  uma multa de €510  por «injúrias e ofensas à reputação» de jogadores, de acordo com o Conselho de Disciplina. Os acontecimentos que envolvem o brasileiro remetem para os festejos do título de campeão nacional da época passada. Foi suspenso o castigo, mas Neres falhou a Supertaça por lesão.