Seleção já está em Lisboa e Pepe não abre o jogo sobre o futuro
Pepe e Roberto Martínez foram as figuras mais aplaudidas num grupo que chegou sem oito dos 26 jogadores...
Vinte e três dias depois de ter arrancado para a fase final do Campeonato da Europa de 2024, na Alemanha, a Seleção Nacional regressou a Portugal. Sem o tão desejado título no bolso, mas, como se viu no final da tarde deste sábado, com o apoio de algumas centenas de portugueses.
Eram 19.22 horas quando 18 dos 26 convocados por Roberto Martínez começaram a aparecer na saída VIP do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Há já algumas horas que diversos adeptos se tinham juntado na zona, tentando colocar-se o melhor possível para ver os jogadores da Seleção Nacional que tinham sido eliminados, na véspera, pela Seleção de França.
Apenas Cristiano Ronaldo e alguns dos jogadores que atuam em Inglaterra (Diogo Jota, Diogo Dalot, Matheus Nunes, Bruno Fernandes e João Palhinha) não viajaram para Portugal no voo charter que levantara voo desde Munster pouco depois das 15 horas de Portugal Continental.
O mais aclamado de todos os jogadores foi, de forma clara, Pepe. O defesa central da Seleção Nacional fizera, horas antes, um jogo notável com a França e, pouco depois da eliminação aos pés dos franceses, deixara no ar a possibilidade de ter sido esse o último jogo por Portugal. Pepe não o confirmou, nem desmentiu.
O momento em que, no final do jogo, se abraçou a Cristiano Ronaldo ficou marcado na mente de muitos dos portugueses que estiveram este sábado, em Lisboa, à espera dele e dos restantes 17 que regressaram a Portugal. O parceiro de Pepe no eixo da defesa, Rúben Dias, Bernardo Silva e Rafael Leão foram, segundo apurámos, os únicos que não seguiram, depois, no autocarro da seleção portuguesa, deslocando-se em veículos particulares.
Outro elemento que deu na vistas foi o selecionador Roberto Martínez, sempre simpático e sempre disponível para tirar uma fotografia com os adeptos ou para autografar o que lhe era pedido. Não fez qualquer tipo de declaração, mas, sorridente, foi-se mostrando uma das figuras de Portugal mais acarinhadas pelos adeptos presentes no Aeroporto Humberto Delgado.
A maioria destes jogadores voltará a concentrar-se dentro de dois meses para 'atacar' os jogos da Liga das Nações: Croácia a 5 de setembro e Escócia a 8, ambos em Lisboa. O Grupo 1 conta ainda com a Polónia.