Seleção despede-se do Europeu e fica fora dos Jogos Olímpicos

Europeu Sub-21 Seleção despede-se do Europeu e fica fora dos Jogos Olímpicos

INTERNACIONAL02.07.202320:11

Portugal despediu-se do Europeu sub-21 após uma derrota por 0-1 frente à Inglaterra, nos quartos de final. Garantida fica também a ausência nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

É uma derrota por culpa própria. A Seleção concedeu 45 minutos aos ingleses, assumindo que era uma equipa inferior, jogando com linhas recuadas e sem ponta de atrevimento. Ainda assim, pertenceu-lhe a primeira oportunidade perigosa do jogo, por Pedro Neto (14’), numa das raras vezes em que a equipa esteve balanceada no ataque, após um canto.

Autoritária com bola, a Inglaterra desenhou várias jogadas construídas a partir de trás e num desses desenvolvimentos coletivos fez o 1-0, por Anthony Gordon, que respondeu com acerto ao passe de Gibbs-White. Foi um golo que trouxe justiça porque a Inglaterra era a equipa que dominava e o jogo foi assim para o intervalo.

No segundo tempo foi um outro jogo. Não apenas por causa da entrada de Paulo Bernardo para o lugar de Samuel Costa e a passagem do 4x1x3x2 para um 4x3x3: porque Portugal passou a acreditar que não era, afinal, inferior ao adversário. Foi toda uma outra atitude e como sequência multiplicaram-se as jogadas de perigo, ora desenvolvidas pelo irrequieto Francisco Conceição muito bem apoiado por João Neves, ora pelas jogadas no lado esquerdo entre Paulo Bernardo e um desgastado Pedro Neto.

Henrique Araújo ainda cabeceou uma bola à trave e mais lances surgiram para causar medo a Trafford, mas a coesão defensiva dos ingleses e o desacerto no último toque ou no último passe dos portugueses conduziram a este desfecho. Tivesse a equipa de Rui Jorge entrado no jogo como entrou na segunda parte e a história poderia ter sido outra.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer