«Se perderes… ao menos que o Sporting ganhe a Taça»
O que Francisco Barão, defesa do Sporting nos anos 70 e 80 e campeão de leão ao peito, disse ao filho, Ricardo Barão, treinador do Ol. Moscavide
— De um lado o seu Sporting, do outro o Olivais e Moscavide do seu filho: como está o coração para este jogo?
— Muito dividido, diria que uns 60/40.
— Qual é a parte dos 60 por cento e a dos 40?
— 60 é o lado da família, que vem sempre primeiro, e desse lado está o Ol. Moscavide. O outro lado, o dos 40, está relacionado com o Sporting. Disse ao Ricardo: ‘Se tiveres de perder, ao menos que o Sporting ganhe a Taça. Ao menos foste corrido com a equipa que venceu o troféu.’
— Há imagens da equipa do Olivais e Moscavide a fazer uma festa no balneário quando soube que ia jogar com o Sporting mas o seu filho ficou impávido e sereno. Foi para dar o exemplo ou não achou piada ao sorteio?
— Por um lado, o Ricardo queria apanhar um clube acessível que lhe permitisse passar mais uma eliminatória. Mas, por outro, tinha noção que depois não conseguia chegar muito mais longe. Não tendo apanhado uma equipa acessível, ele prefere jogar com um grande. Em vez de ser eliminado por uma equipa de Liga 3 ou da Liga 2, vai embora com o Sporting. Além disso, apanhar o Sporting tem um significado muito grande. Não só em relação a mim mas também em relação ao Ricardo, que foi criado no clube. Acompanhava-me quando eu era jogador, chegou a ser campeão de iniciados e tem uma relação de amizade com o Rúben Amorim. Quando trabalhei na Academia ele visitava-me muitas vezes e dava-se bem com alguns jogadores, nomeadamente com o Ricardo Esgaio, que eu até tratava por meu filho por também se chamar Ricardo. Se reparar, nesse célebre vídeo, ele sai com o telefone no ouvido para me ligar e avisar que tinha saído o Sporting.
— Deu algum conselho ao Ricardo?
— Apenas para desfrutar do jogo, tirar proveito da semana e disse-lhe que qualquer resultado será bom… só esperemos que não seja muito volumoso.
— Falou com algum jogador do Sporting esta semana?
— Não. Estava a pensar enviar uma mensagem ao Ricardo Esgaio para mandar uma camisola pelo meu filho. O Esgaio é um dos meus filhos da Academia e não tenho nenhuma camisola dele. Quero uma e vai ter que a dar no final do jogo.