ENTREVISTA A BOLA «Schjelderup vai ser jogador importante no futuro do Benfica»
De compatriota para compatriota, Aursnes sente que o extremo norueguês ainda tem palavra a dizer
— Ouviu falar de outros jogadores de origem norueguesa que passaram pelo Benfica? Azar Karadas? Rushfeldt?
— Conheço um bocadinho da história deles, conheço Azar Karadas, sei que jogou aqui, Rushfeldt creio que não… jogou aqui?
— Nunca jogou, mas esteve perto de assinar contrato com o Benfica.
— Esteve quase a assinar contrato, sim... Quanto a Azar Karadas, sim, sei que jogou uma temporada no Benfica e depois esteve emprestado nas temporadas seguintes [Portsmouth, de Inglaterra, e Kaiserslautern, da Alemanha, até ser transferido em definitivo para o Brann, da Noruega]. Mas conheço-o, já tive oportunidade de falar com ele e sei que passou um tempo realmente bom no clube.
— Andreas Schjelderup é outro compatriota norueguês, mas não está no plantel do Benfica neste momento. Acredita que ainda vai ser importante no clube?
— Sim, creio que sim, Andreas está agora no Nordsjaelland, foi por empréstimo, e creio que é bom para ele para poder jogar com mais regularidade. É ainda muito novo, mas tem muita qualidade, espero que ele regresse e mostre essa qualidade. Espero que venha a ser um jogador muito importante no futuro. E penso que vai sê-lo.
— Tengstedt e Bah são dinamarqueses, outros nórdicos do Benfica. Fredrik Aursnes sente que os jogadores nórdicos estão particularmente bem vistos no Benfica e em Portugal?
— Talvez os jogadores nórdicos sejam algo relativamente novo, talvez agora haja mais jogadores nórdicos em Portugal do que no passado, como já referimos houve Azar Karadas, agora eu e Schjelderup, Alexander [Bah] e Casper [Tengstedt] são dinamarqueses, no geral creio que temos uma boa imagem. Claro que Odegaard e Haaland talvez estejam a ajudar a tornar ainda melhor a imagem dos jogadores noruegueses, a ficarem com nome ainda melhor, e a levar as pessoas, os clubes e as ligas a verem mais da Noruega. Penso que os jogadores noruegueses estão um pouco subvalorizados, que é uma liga razoável e que há muitos jogadores noruegueses de qualidade.