SC Braga: mexer em metade da equipa para aumentar solidez
Ricardo Horta (Foto: Eduardo Oliveira/ASF)

SC Braga: mexer em metade da equipa para aumentar solidez

NACIONAL16.04.202418:24

Em dois jogos, Rui Duarte promoveu cinco alterações entre um e outro; ‘reforços’ entraram diretamente para o onze; sem sofrer golos passados três encontros.

Em somente dois jogos, Rui Duarte alterou metade da equipa - exceção do guarda-redes - de um para outro, de forma a encontrar uma maior solidez e a tal espinha dorsal que tantos técnicos defendem ser essencial para encarar as temporadas. Depois de no jogo em casa com o Arouca ter mantido, exatamente, o mesmo onze que Artur Jorge tinha colocado na visita ao reduto do Portimonense (triunfo por 5-3), o técnico interino decidiu ‘revolucionar’ para a deslocação ao terreno do Estoril.

Tal como insistiu bastante na antevisão à partida com os canarinhos, Rui Duarte pretende que o processo defensivo da equipa seja muito mais sólido e a verdade é que voltou a conseguir manter a sua baliza inviolável - vitória por 1-0 - três jogos depois (nulo em Vila do Conde com o Rio Ave na 25.ª ronda da Liga).

O treinador, de 45 anos, também aproveitou os ‘reforços’, tendo colocado os jogadores que regressaram de lesões logo de início, excetuando Adrián Marín que falhou, inclusive, a convocatória. Paulo Oliveira voltou ao eixo defensivo, fazendo dupla com Niakaté e Cristián Borja assumiu o lugar de lateral-esquerdo. No meio-campo, Vítor Carvalho entrou para o lugar de Rodrigo Zalazar, sendo um jogador que garante maior equilíbrio defensivo, mesmo que não chegue tanto a zonas de finalização. Ricardo Horta regressou ao onze em detrimento de Abel Ruiz, fazendo companhia a Simon Banza na frente de ataque. Depois, com a lesão de Roger, também Álvaro Djaló voltou a ser opção inicial ao fim de sete partidas.

Alterações que também surgem no seguimento de conversas francas com todo o plantel, tal como Rui Duarte salientou aos jornalistas. Ou seja, esta pode muito bem ser a espinha dorsal que o treinador pretende manter até ao final da temporada - restam cinco jornadas -, de forma a tentar colocar a equipa no 3.º lugar da classificação, tendo em conta que ainda vai defrontar o V. Guimarães (33.ª jornada) e o FC Porto (34.ª e última ronda da Liga).

O treinador interino do SC Braga orientou o treino matinal desta terça-feira da equipa principal e vai continuar à frente dos trabalhos no decorrer da semana, assim como vai marcar presença no banco na receção ao Vizela, no próximo sábado (20.30 horas), na 30.ª jornada da Liga.

Estádio: Estádio Municipal de Braga

Árbitro: André Narciso

Comentário

toggle commentaries view

As cerimónias fúnebres relativas ao falecimento do seu filho mais velho, Gustavo Duarte, decorreram também esta terça-feira às 16 horas, em Braga, mas o técnico mantém-se disponível para orientar a equipa, depois de ter surgido alguma indefinição, nomeadamente no que diz respeito ao programa de trabalhos desta semana.