Savinho, a pérola do Girona que encanta Deco e o Barça
Savinho, avançado do Girona. Foto Alex Carreras/IMAGO

Savinho, a pérola do Girona que encanta Deco e o Barça

INTERNACIONAL01.11.202313:27

Avançado de apenas 19 anos está no Girona por empréstimo do Troyes, mas pertence ao City Group, o que pode dificultar um negócio futuro

Vão-se esgotando os adjetivos para qualificar a caminhada do Girona na Liga de Espanha. O clube catalão divide a liderança com o Real Madrid e num patamar altíssimo tem estado Savinho, jovem atacante de apenas 19 anos que tem três golos marcados, quatro assistências e é o grande desestabilizador do melhor ataque da competição.

Uma pérola que, garante o jornal Sport, está a deixar Deco louco e com vontade de o contratar para o Barcelona do futuro, que está a ser construído em redor de outros jovens de grande talento como Gavi, Baldé, Pedri, Fermin Lopez, Lamine Yamal, Guiu ou Férran Torres.

Numa primeira análise a avaliação é que o sonho de Deco é bem possível e para breve prazo, mas a verdade é que um possível negócio para contratar Savinho tem cambiantes muito delicadas: desde logo porque o avançado não pertence ao Girona, estando no clube por empréstimo do Troyes, de França.

E entra nesta equação o Troyes porque na realidade o jogador pertence ao City Group, que controla já 12 clubes um pouco por todo o mundo: Manchester City (100%), New York City (80%), Melbourne City (100%), Montevideo City Torque (100%), Lommel (100%), Troyes (100%), Bahia (90%), Palermo (80%), Mumbai City (65%), Girona (44%), Sichuan Jiuniu (28%), Yokohama F. Marinos (20%), Bolívar (acordo de cooperação) e Vannes (acordo de cooperação).

Já se viu que, com a valorização incrível de Savinho e com o Manchester City de Pep Guardiola a poder ter acesso ao avançado de uma forma facilitada, a missão de Deco e do Barcelona pode complicar-se, como destaca o Sport.

Savinho foi formado no Atlético Mineiro, chegou à Europa pelas mãos do PSV (curiosa semelhança com um dos maiores fenómenos do futebol brasileiro: Ronaldo Nazário…) e foi sempre muito precoce, tendo-se estreado ao mais alto nível no clube brasileiro com apenas 16 anos, em 2020, era Sampaoli o treinador do Galo.

E foi um pouco antes que Deco procurou que Savinho fosse por ele agenciado, o que acabou por não acontecer. Vem daí a admiração do antigo jogador do FC Porto e agora responsável pela direção desportiva do Barcelona pelas características que fazem deste futebolista, que tem um pé esquerdo fabuloso, com capacidade para fazer todas as posições da ataque.

Com o que está a fazer no Girona, Savinho encanta a Catalunha, mas também toda a Europa do futebol. Não espanta que mal reabra o mercado de transferências apareça muito quem esteja disposto a fazer loucuras para ter este menino que é hoje das mais valiosas pérolas do futebol mundial.