Santa Clara: dupla do Alverca debaixo de olho para a próxima época
João Costa e Alysson podem trocar o Ribatejo pelos Açores; negociações estão em curso e transferências do ponta de lança e do defesa-central para os insulares são muito prováveis
A época 2023/2024 ainda está em curso, o Santa Clara está numa luta acérrima pela subida de divisão, mas a gestão do clube é feita também a pensar no futuro e, nesse sentido, o emblema açoriano já trabalha no mercado de transferências para tentar aumentar a qualidade do seu plantel na temporada vindoura.
A BOLA sabe que dois dos alvos dos insulares estão perfeitamente identificados e com o caminho totalmente aberto para fazerem a viagem para os Açores nos próximos meses: João Costa e Alysson.
No caso de João Costa, trata-se de um ponta de lança, de 24 anos, que tem realizado uma época notável ao serviço do emblema ribatejano que, recorde-se, é o atual líder da fase de subida da Liga 3, com 24 pontos somados nas 11 jornadas já realizadas.
João Costa leva 21 golos e duas assistências nos 32 jogos que realizou com a camisola do Alverca na temporada em curso, dando continuidade às credenciais de goleador que já tinha demonstrado em épocas anteriores, nomeadamente no Belenenses (9 golos), no Loures (12) e no Estrela da Amadora B (17).
Já no que concerne a Alysson, estamos a falar de um defesa-central brasileiro, de apenas 21 anos - completa 22 no dia 26 de setembro -, que chegou este ano ao Alverca proveniente do Betim Futebol (Brasil). Começou na equipa B dos ribatejanos, mas rapidamente deu o salto para a formação principal, ao serviço da qual já contabiliza 14 partidas (um golo e uma assistência).
O nosso jornal sabe que ambos estão no radar do Santa Clara e que já há, inclusivamente, negociações em curso para que as respetivas transferências possam ser concretizadas no final da temporada. Ainda de acordo com as informações apuradas por A BOLA, tanto João Costa como Alysson estão absolutamente focados nos objetivos do Alverca, até porque, recorde-se, o momento de todas as decisões está a chegar: a subida de divisão está muito perto e tanto o ponta de lança português como o defesa-central brasileiro querem (continuar a) deixar a sua marca na história do conjunto ribatejano.
Caso estes dois processos cheguem a bom porto, como tudo indica que irá acontecer, apenas no final da época deverão ser tornados oficiais. Porque além da meta que o Alverca pretender alcançar, entenda-se, a promoção ao segundo escalão, também o Santa Clara está a lutar pela subida de divisão, neste caso à Liga.
Os açorianos lideram a tabela classificativa da Liga 2, com 64 pontos, mais dois que Nacional e Aves SAD. O conjunto orientado por Vasco Matos - técnico que, curiosamente, passou pelo Alverca, em 2019/2020 - está, assim, muito bem posicionado para regressar ao convívio entre os grandes do futebol português e o mercado de transferências não entra no balneário. Mas os dirigentes do clube insular trabalham (também) nessa matéria nos gabinetes. Onde em cima da mesa estão os processos de João Costa e de Alysson...