Liga B: dragões empatam açorianos
Quatro golos deram em empate entre FC Porto B e Santa Clara. Foto: Santa Clara

Liga B: dragões empatam açorianos

NACIONAL28.04.202418:02

2-2 entre FC Porto B e Santa Clara evitou que os açorianos conseguissem, desde logo e pelo menos, garantir o ‘play-off’ de acesso à Liga. Nacional, que venceu no Restelo, aproxima-se da liderança açoriana; Bruno Almeida, Wendel e Safira marcaram os golos, o último nas duas balizas!

Santa Clara e FC Porto B empataram (2-2) na 31.ª jornada da Liga 2, jogo em que os açorianos, líderes do campeonato, jogavam a possibilidade de garantir desde logo, pelo menos, o play-off de acesso à Liga mas que assim permitiram antes a aproximação do Nacional ao 1.º lugar – os madeirenses ganharam ao Belenenses no Restelo por 3-1 e agora estão a dois pontos da liderança.

Os açorianos entraram com vontade de mandar no jogo e embora os azuis e brancos tenham equilibrado, ao minuto 14 uma asneira de Diogo Fernandes ofereceu a oportunidade para o Santa Clara abrir o marcador. O guarda-redes portista, na pequena área, não conseguiu dominar a bola com os pés e, astuto, Vinícius Lopes pressionou, chegou primeiro e sofreu falta. Nos 11 metros, Bruno Almeida bateu com o pé esquerdo para a direita do guarda-redes portista que se atirou para o lado contrário.

Bruno Almeida marca de penálti. FACEBOOK/SANTA CLARA

Era o início da melhor fase do Santa Clara. O jogo não tinha muita velocidade, é certo, mas os açorianos pressionavam e só não alargaram a vantagem porque a barra travou o remate de Adriano Firmino, aos 23’, na sequência de um livre lateral, da esquerda.

Dois minutos depois mais um falhanço açoriano, desta vez de Vinícius, o mesmo que ganhara a grande penalidade que permitira o primeiro golo da partida.

Foi então que os portistas cresceram. Pé ante pé empurraram o Santa Clara para a sua área e ainda foram a tempo de empatar antes do intervalo: Wendel cabeceou forte para o fundo das redes (45+2’), 17.º golo do avançado brasileiro no campeonato que só conseguiu porque o cruzamento de Rodrigo Pinheiro, da direita, levava o selo muito bem colado.

Estava dado o mote para os dragões ganharem fôlego para uma boa entrada na segunda parte. Porém sem ocasiões, o que permitiu aos açorianos crescerem, primeiro na transição rápida – Vinícius (60’) e Safira (67’) tiveram grandes ocasiões, a última evitada por Diogo Fernandes, que se redimiu do penálti que cometeu –, depois com maior consistência.

Até que aconteceram os 3 minutos Safira. Aos 68’ o avançado brasileiro do Santa Clara esticou a cabeça e o pé direito e com ele conseguiu fazer o 2-1 para a sua equipa; aos 71’ foi defender num canto e ao primeiro poste, de cabeça, fez autogolo!

O equilíbrio foi depois a nota do jogo, a justificar o empate.

Melhor em campo: Bruno Almeida (Santa Clara)

Marcou de penálti e esteve sempre ativo. Bateu com precisão os livres, foi num que colocou em Adriano Firmino que a bola bateu na barra.

Os treinadores

António Folha (treinador do FC Porto B)

«Bom jogo, todos sabem o valor do Santa Clara. Sabia que ia ser difícil mas estava muito confiante. Fizemos excelente jogo, que começou com um azar, mas tivemos sempre atitude para resolver os problemas, fomos atrás das coisas e nunca receámos, atacámos o jogo. Na segunda parte pegámos nele e levámos com o 1-2 no nosso melhor período... Fomos resilientes e acaba por ser empate justo. Contente pela atitude e caráter da equipa»

Leandro Pires (treinador adjunto do Santa Clara)

«Resultado justo pelo que aconteceu: o FC Porto B teve mais posse e nós mais oportunidades. Queiramos os três pontos mas só conquistámos um. Continuamos a nossa caminhada. Não conquistámos nada, só o direito de lutar pelo nosso objetivo. Vamos trabalhar forte e com foco»