Rússia rejeita Ásia e quer continuar na UEFA
A bandeira da Rússia ainda se vê entre o público no desporto IMAGO / Russian Look

Rússia rejeita Ásia e quer continuar na UEFA

INTERNACIONAL20.12.202313:49

Decisão da Federação, apesar da exclusão das competições europeias

Apesar de todo o conflito com a Ucrânia que mantém a Rússia afastada das competições da UEFA, a A Federação Russa de Futebol (RFS) rejeita qualquer mudança para a confederação asiática (AFC).

«Decidimos não ir [da UEFA] para a Ásia. Todos apoiaram esta decisão por unanimidade», explicou o vice-presidente da RFS, Akhmed Aidamirov, citado pela agência TASS.

O objetivo passa assim por ainda lutar por uma reintegração nas provas europeias. «Decidimos continuar os contactos com a UEFA e ver como evolui a situação no próximo ano», argumentou por sua vez Mikhail Guerchkovitch, membro do comité executivo da federação russa. De referir que outros argumentos utilizados passam pelo facto de a FIFA poder não aceitar a mudança para a Ásia e também o forte prejuízo financeiro para os clubes.

Enquanto isso, o panorama futebolístico internacional da Rússia continua num impasse, desde a suspensão de todas as competições da UEFA em 28 de fevereiro de 2022, quatro dias após o início do ataque russo à Ucrânia.

Já desde o início do ano que foi criado um grupo de trabalho tendo em vista esta reintegração. O único passo dado nesse sentido parecia ser com as formações de sub-17, mas sem efeitos práticos até ao momento.

Tags: