Rúben Amorim: lembra-se de todos os treinadores portugueses na Premier League?

FUTEBOL13:11

Treinador deixa Sporting e assina pelo Manchester United, no qual já esteve José Mourinho

Rúben Amorim vai ser o sétimo treinador português a assumir um cargo de técnico principal na Premier League.

O treinador troca o Sporting pelo Manchester United, clube que já foi orientado por José Mourinho.

José Mourinho

Mourinho na segunda passagem pelo Chelsea em 2014 (Imago)

O 'Special One' é, claro, o nome que vem logo à cabeça quando se fala em técnicos lusos no campeonato inglês. Mourinho orientou Chelsea, Manchester United e Tottenham em Inglaterra e no total tem 363 jogos de Premier League (números só de campeonato). Tem 217 vitórias e 62 derrotas. Conquistou três títulos de Premier League (todos no Chelsea)., uma Taça de Inglaterra, quatro Taças da Liga e uma Liga Europa.

Marco Silva

Andreas Pereira a dedicar um golo a Marco Silva

Marco Silva é o segundo treinador português com mais jogos em clubes da Premier League. O antigo técnico do Estoril chegou a Inglaterra para orientar o Hull City. Depois disso, passou por Watford, Everton e, finalmente, Fulham, no qual continua. Marco Silva tem um registo de 63 vitórias e 80 derrotas em 180 jogos. São, assim, 37 empates.

Nuno Espírito Santo

Treinador português regressa a Inglaterra (IMAGO)

Uma história de sucesso no Championship e marca inegável no Wolverhampton. Nuno Espírito Santo chegou a Inglaterra para o segundo escalão, subiu os Wolves à Premier League numa campanha histórica do clube das Midlands. Orientou ainda o Tottenham e agora o Nottingham Forest. A passagem pelos londrinos foi inglória, mas o regresso está a mostrar-se produtivo. Em Wolverhampton, NES devolveu o clube à Europa. O seu recorde é: 154 partidas, 58 vitórias, 40 empates e 56 derrotas.

André Villas-Boas

André Villas-Boas treinou Chelsea e Tottenham (Foto: IMAGO)

Chegou como espécie de 'Special 2' ao Chelsea, pois o percurso do FC Porto para Stamford Bridge foi feito após glória europeia, com conquista da Liga Europa pelos dragões. Villas-Boas nunca teve o sucesso de Mourinho no Chelsea, apesar de na época em que orientou a equipa, o clube londrino ter vencido a Liga dos Campeões: Roberto di Matteo foi o técnico que levou os blues a essa conquista. AVB treinou também o Tottenham e tem 81 jogos de Premier League contabilizando os dois clubes, com o registo a mostrar: 42 vitórias, 19 empates e 20 derrotas.

Bruno Lage

Bruno Lage, antigo treinador do Wolverhampton (Foto: Imago)

Os últimos dois na lista de treinadores na Premier League estão ligados entre si e atualmente estão na Liga. Bruno Lage voltou a Inglaterra para ser treinador principal do Wolverhampton em 2021/22, já depois de ter sido campeão nacional pelo Benfica. Nos Wolves, Lage sucedeu a Nuno Espírito Santo e terminou em décimo. Saiu a meio da época seguinte e finalizou a contagem na Premier League com 46 encontros, 16 desses foram vitórias, nove foram empates e 21 foram derrotas.

Carlos Carvalhal

Carlos Carvalhal regressa ao ativo (IMAGO / Gruppo LiveMedia)

Lage já tinha estado em Inglaterra, mas como adjunto de Carlos Carvalhal, no Championship, pelo Sheffield Wednesday, mas também no Swansea quando o agora treinador do SC Braga ficou responsável pela equipa galesa. Carvalhal tinha a difícil tarefa de evitar a despromoção do Swansea da Premier League para o Championship, mas não o conseguiu. Nesse período, ficou com o registo de 18 jogos, 5 vitórias, 5 empates e 8 derrotas.