Rúben Amorim define hierarquia na baliza do Sporting
Vladan Kovacevic, guarda-redes bósnio de 26 anos. IMAGO

Rúben Amorim define hierarquia na baliza do Sporting

NACIONAL04.06.202407:40

Vladan Kovacevic passou nos exames médicos, assina esta terça-feira e vai ser o número um; Franco Israel fica no Sporting; Diogo Pinto número três

Vladan Kovacevic como número um, disso nunca houve dúvidas desde que se conheceu o alvo para substituir Antonio Adán na baliza do Sporting. Dúvidas havia na continuidade de Franco Israel, promovido a guarda-redes principal dos leões desde março, devido à lesão do espanhol. Poderia o uruguaio querer seguir outro rumo, devido à chega do bósnio, mas sabe A BOLA que o sul-americano vai continuar em Alvalade, embora voltando a ter o estatuto de número dois. O três será Diogo Pinto. A baliza leonina está defendida.

Kovacevic chegou a Lisboa na noite de domingo, fez esta segunda-feira exames médicos e prepara-se para assinar esta terça-feira contrato com o Sporting válido por cinco temporadas. O guarda-redes bósnio de 26 anos passou na habitual bateria de testes físicos e deverá ser oficialmente apresentado nas próximas horas. Kovacevic, recorde-se, é o escolhido para substituir Adán, que terminou contrato com os leões e não permanece em Alvalade. Chega dos polacos do Raków - adversário leonino na fase de grupos na última edição da Liga Europa (1-1 na Polónia e 2-1 em Lisboa) -, clube que representou nas últimas três temporadas, e custa cerca de 5 milhões de euros aos cofres sportinguistas.

Com uma dimensão física impressionante, 1,92 metros e 86 quilos, Kovacevic - considerado uma das grandes figuras da liga polaca nas últimas temporadas - há muito que estava identificado pelo scouting dos verdes e brancos. Formado no FK Sarajevo (Bósnia), mudou-se para o Raków em 2021/2022, sagrou-se campeão e teve sempre estatuto de titular. Tendo ainda margem de progressão, após uma época muito positiva e contrato até 2026, o Sporting lutou para antecipar-se à concorrência e vê agora o esforço recompensado.

Kovacevic pelo Raków, em Alvalade, na Liga Europa

Número um encontrado. Número dois e três também. Por essa ordem, Franco Israel e Diogo Pinto. O internacional uruguaio - ainda recupera de lesão às portas da Copa América -, na temporada que terminou com a conquista do título nacional, participou em 23 jogos dos leões, titular de março ao início de maio, para substituir Adán. O infortúnio acabou por bater-lhe também à porta e foi então que apareceu Diogo Pinto, jovem guarda-redes da equipa B que assumiu a titularidade nos últimos três jogos dos campeões nacionais - 1-0 ao Estoril e 3-0 ao Chaves, já com esse estatuto conquistado; 1-2 (após prolongamento) com o FC Porto na final da Taça de Portugal, com o FC Porto. A hierarquia da baliza leonina terminou de uma forma e vai começar a nova época de outra, com Francisco Silva - jovem que, tal como Diogo Pinto, trabalha com a equipa A e também se sagrou campeão nacional - a continuar a treinar-se junto do trio na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. O jovem vai então trabalhar com Vital e Tiago, treinadores de guarda-redes da equipa técnica de Rúben Amorim, e jogar pelos conjuntos secundários dos leões, para continuar o processo de crescimento também com competição nas pernas.

Diogo Pinto, 19 anos, jogou na final da Taça de Portugal

Com este cenário, ganha forma novo empréstimo para Diego Callai, guarda-redes formado pelos verdes e brancos que iniciou a última época como número três mas em janeiro foi emprestado ao Feirense, da Liga 2, para crescer. Começou bem, como titular, estatuto que perdeu com o passar das jornadas. Na próxima temporada deve então voltar a ser cedido. Callai, 19 anos, tem contrato com o Sporting válido até junho de 2027.