SC Braga Rony Lopes garantido (quase) a custo zero
Rony Lopes será na quarta-feira oficialmente anunciado como reforço do SC Braga, a avaliar pelas informações recolhidas em Espanha, mais concretamente, em Sevilha, onde mora o clube a que o extremo, de 27 anos, ainda se encontra vinculado até junho de 2024.
Rony Lopes já terá cumprido os habituais testes médicos e conhecido o seu novo clube, faltando rubricar o contrato que o ligará aos minhotos até 2026. Quanto aos números da operação que a SAD arsenalista está em vias de concretizar é que não há consenso. Há mesmo quem garanta que o SC Braga apenas pagará ao Sevilha uma verba máxima de meio milhão de euros, num contexto de metas individuais e coletivas, além de libertar 20 por cento de direitos numa futura venda do passe do português formado no Benfica e bem cedo transferido para o Manchester City, ainda com 17 anos, aí tendo permanecido durante oito temporadas.
Assim sendo, Rony entra na ‘Pedreira’ a custo zero, e prepara-se então para representar os guerreiros já de olho no posto deixado em aberto pela saída de Iuri Medeiros.
Depois da sua estada em Manchester, o atacante seria cedido ao Lille e Mónaco - três épocas, ainda que intercaladas, em cada um dos emblemas gauleses -, até o Sevilha o contratar, em 2019/20. Voltaria a ser emprestado, no ano seguinte, ao Nice, também de França, e aos gregos do Olympiakos, na temporada imediata.
O clube andaluz não parecia ver no internacional lusitano alguém capaz de o servir e repetiu a cedência, há um ano, para o Troyes, onde Rony alinhou em 32 partidas oficiais, apontando sete golos e registando cinco assistências. São números desse calibre que Artur Jorge espera agora do seu novo recruta.