Ronaldo é o grande líder, mas quem são os outros portugueses com mais golos em 2023?
Por entre nomes bem conhecidos, dois quase anónimos: Flávio Silva e Rodrigo Piloto
Já se sabe que Cristiano Ronaldo é o melhor marcador do ano civil de 2023: 54 golos (44 pelo Al Nassr e 10 pela Seleção Nacional). Bateu, entre outros, Harry Kane (Tottenham/Bayern e Inglaterra), Kylian Mbappé (PSG e França) e Erling Haaland (Manchester City e Noruega), respetivamente com 52, 52 e 50 golos.
Isto é que já se sabe. Passemos ao que ainda não é conhecido: os portugueses com mais golos apontados no ano que agora vai terminar.
Logo a seguir ao capitão da Seleção Nacional aparece um homem que, a médio prazo, poderá usar a mesma braçadeira: Bruno Fernandes.
O 8 do Manchester e da SL apontou 22 golos em 2023: 16 pelos red devils e 6 de quinas ao peito. Não é a melhor época do médio, mas não deixa de ser um muito bom número.
Logo a seguir a Bruno Fernandes aparecem dois jogadores que estiveram o ano inteiro a jogar em Portugal: Ricardo Horta e João Mário, ambos com 20 remates certeiros. O primeiro apontou 16 no SC Braga e 2 na Seleção Nacional, enquanto o segundo marcou os 20 no Benfica, pois já abdicou da Seleção e, por isso, não poderia marcar golos.
Com 15 ou mais golos surgem mais sete portugueses: Gonçalo Ramos (Benfica/PSG/Portugal), Flávio Silva (Mondercange e Persik), Diogo Jota (Liverpool/Portugal), Pedro Gonçalves (Sporting), Paulinho (Sporting), Fábio Martins (Al Khaleej) e Rodrigo Piloto (Penya Encarnada e AS Escaldes).
Gonçalo Ramos (15+3), Flávio Silva (18) e Diogo Jota (16+2) chegaram os 18 golos em 2023, Pedro Gonçalves e Paulinho apontaram 17 só no Sporting e Fábio Martins e Rodrigo Piloto marcaram 15 nos respetivos clubes.
Ronaldo secou tudo, como se fosse um eucalipto, com os seus 54 golos, mas o futebol português, ao nível de golos, não se esgotou nele, como se vê.