Rio Ave-Sporting: faça chuva, vento ou sol o leão só quer ganhar
No jogo da primeira volta da Liga o Sporting ganhou, por 2-0, na receção ao Rio Ave (IMAGO)
Foto: IMAGO

ANTEVISÃO Rio Ave-Sporting: faça chuva, vento ou sol o leão só quer ganhar

NACIONAL25.02.202408:15

Vila-condenses precisam de pontos com caráter de urgência; verdes e brancos sem margem de manobra para tropeções: jogo tem início agendado para as 20.30 horas deste domingo

Rio Ave e Sporting defrontam-se, este domingo, pela 35.ª vez em Vila do Conde, no Estádio dos Arcos, inaugurado a 13 de outubro de 1984, precisamente com um jogo entre estas duas equipas, com os vila-condenses a saírem vitoriosos, por 3-2.

No capítulo da estatística, o favoritismo cai para o lado da equipa de Alvalade, que soma 19 vitórias, 10 empates e cinco derrotas nos já referidos 34 jogos na qualidade de visitantes em casa do Rio Ave. Mas, o futebol não é uma ciência, e, por isso, todos os resultados são possíveis num jogo em que a probabilidade de haver golos é enorme, tendo em conta que o Sporting, esta época, apenas não marcou num encontro, frente ao SC Braga, na final da Taça da Liga.

As equipas chegam à 23.ª jornada com grande distância entre si, sendo que o Rio Ave, atual 16.º classificado (21 pontos) tem pouco a perder neste jogo e isso pode facilitar a tarefa dos jogadores às ordens de Luís Freire, que não encaram o encontro como um fardo nos ombros, mas sim uma oportunidade de fazerem uma 'gracinha' frente a um Sporting que não tem descolado da frente, está na segunda posição (tem menos um jogo na Liga, frente ao Famalicão), com 55 pontos conquistados em 63 possíveis (empatou um jogo, com o SC Braga, e perdeu outros dois, nomeadamente com Benfica e V. Guimarães).  

Refira-se que a equipa de arbitragem nomeada para este jogo é composta por André Narciso (AF Setúbal), assistido por Vasco Marques e Luís Viegas, enquanto David Silva é o 4.º árbitro. No VAR/AVAR estarão António Nobre e Nélson Pereira, respetivamente.

André Narciso pertence à AF Setúbal (IMAGO)

Rio Ave

É preciso recuar até 18 de setembro de 2016 para se encontrar a última vitória do Rio Ave numa receção ao Sporting. Na altura, à passagem da 5.ª jornada, que terminou 3-1, com golos de Tarantini, Hélder Guedes e Gil Dias, com Bas Dost a ter assinado o tento dos leões. Nuno Capucho e Jorge Jesus eram os treinadores de Rio Ave e Sporting, respetivamente.

Neste ano civil, em sete jogos realizados, os vila-condenses apenas venceram dois, empataram três e perderam outros dois, sendo que já defrontaram Benfica (1-4) e FC Porto (0-0), merecendo nota de destaque o facto de não terem sofridos golos, no período referido, em quatro ocasiões.

O Rio Ave necessita de pontos para dar um salto significativo na tabela e deixar a tão incómoda 16.ª posição (dá direito ao play-off de manutenção), tendo apenas mais três pontos do que o Chaves, penúltimo classificado.

Os jogos com os ditos grandes revestem-se sempre de caráter de grau elevado, mas também de fator motivacional extra para os jogadores que querem fazer uma boa exibição num jogo em que a visibilidade é maior.

Importa realçar que Luís Freire conta com algumas contrariedades para a receção ao Sporting: Aderllan Santos e Boateng completaram uma sequência de cinco cartões amarelos e, por isso, cumprem um jogo de castigo, Tanlongo, cedido pelo Sporting, está impedido de jogar pelo regulamento, enquanto o guarda-redes Cezary Miszta contraiu, esta semana, durante um treino, uma entorse no tornozelo direito, juntando-se a André Pereira no departamento médico, este último a recuperar de uma intervenção cirúrgica ao nariz.

Sistema: 3x4x3

Equipa provável: Jhonatan; Josué, Patrick William e Miguel Nóbrega; Costinha, Amine, Adrien e Fábio Ronaldo; João Graça, Yakubu Aziz e Úmaro Embaló.

Castigados: Aderllan Santos e Boateng.

Lesionados: Cezary Miszta e André Pereira.

Em risco de exclusão: Josué.

A figura: Yakubu Aziz

Parece estar já muito perto da melhor forma e começa a deliciar os adeptos vila-condenses, reforçando a imagem que já tinha deixado no clube antes da sua saída para o futebol chinês. Marcou nos últimos dois jogos - vitória sobre o Rio Ave (1-0) e derrota diante do Famalicão (1-2) - e promete tudo fazer para manter a mira afinada na receção aos leões. Se for bem servido, tanto em ataque continuado como na profundidade, o ganês tem todas as condições para colocar a defensiva verde e branca em sobressalto.

Yakubu Aziz tem-se destacado no Rio Ave (Pedro Loureiro/IMAGO)

O que disse Luís Freire, treinador do Rio Ave: «Acho que desafio é a palavra-chave. Um desafio. É uma oportunidade também para nós, mas é um desafio. O Sporting tem feito um campeonato muito bom. Tem sido a melhor equipa até agora da Liga, com um ataque muito finalizador, uma equipa que marca normalmente muitos golos, seja em casa, seja fora. Defensivamente também são estáveis. Está moralizada, está em primeiro lugar. Ou em segundo lugar, neste caso, com os mesmos pontos do Benfica. É uma oportunidade para nós mostrarmos valor, mostrarmos competência, mostrarmos organização, mostrarmos a qualidade dos nossos jogadores. Mostrarmos isso tudo ao nosso público, também. O fator casa é importante. E acredito que os vila-condenses e os rio-avistas também vão fazer valer o fator casa.»

Sporting

As condições atmosféricas apontam para tempo de vento e chuva à hora do jogo em Vila do Conde, mas Rúben Amorim tem na manga planos A e B para atingir um objetivo: ganhar.

O Sporting entra num ciclo intenso, sobrecarregado, com decisões à mistura: cinco jogos em 14 dias! Falamos de decisões, jogos encarados como autênticas finais, todos com margem de erro nula, em que um pequeno deslize poderá ser fatal nas aspirações leoninas.

A equipa de Alvalade chega a Vila do Conde numa das fases mais concretizadoras: nos últimos seis jogos do campeonato os verdes e brancos marcaram nada mais nada menos do que 28 golos, contando nas suas fileiras com o melhor marcador da prova: Viktor Gyokeres (16 golos), um avançado que dá água pela barba às defesas. Curiosamente, o Rio Ave ainda não foi vítima do sueco, que falhou o jogo da primeira volta devido a problemas físicos.

É sabido que a margem de erro do leão é nula, segue em segundo, em igualdade pontual com o Benfica (55 pontos), mas com menos um jogo, com o Famalicão, que, recorde-se, foi adiado devido à falta de policiamento, num processo que deu origem a vários agentes da força policial, que puseram baixa médica, sendo que a classe se encontrava em manifestações de protesto.

A sede de títulos em Alvalade é mais do que muita e, depois de ter perdido a Taça da Liga para o SC Braga (0-1), os leões apuraram-se para os oitavos de final da Liga Europa (voltam a medir forças com o Atalanta, que já foi adversário na fase de grupos da referida prova), vão jogar acesso aos ‘oitavos’ da Taça de Portugal, diante do Benfica, e estão na luta pelo título nacional, que foi assumido por Rúben Amorim como o alvo primordial na corrente época.

Paulinho é o grande ausente da lista de convocados. O avançado ainda está a contas com uma  tendinite pós-traumática no pé direito, enquanto o central St. Juste já está operacional, esteve no banco com o Young Boys, no jogo da 2.ª mão do play-off de acesso aos oitavos da Liga Europa – que o Sporting garantiu.

Enquanto Fresneda e Rafael Pontelo integram a comitiva da equipa B, tendo em vista o jogo com o Pêro Pinheiro, da 3.ª jornada da fase de manutenção da Liga 3, com o intuito de ganharem mais minutos em competição. Recorde-se que o primeiro não jogava desde 9 de novembro do ano, altura em que parou para ser operado ao ombro esquerdo, enquanto o central, de 21 anos, foi reforço de inverno dos leões e precisa de entrar nas dinâmicas de jogo dos leões.  

Sporting: Pontelo e Fresneda vão jogar na equipa B

24 fevereiro 2024, 23:10

Sporting: Pontelo e Fresneda vão jogar na equipa B

Central e lateral direito não serão apostas de Rúben Amorim em Vila do Conde e vão ganhar ritmo competitivo na equipa secundária que este domingo joga com o Pêro Pinheiro na Liga 3

Sistema: 3x4x3

Equipa provável: Adán; Eduardo Quaresma, Coates e Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Morita, Hjulmand e Nuno Santos; Pedro Gonçalves, Gyokeres e Trincão

Lesionado: Paulinho.

Em risco de exclusão: Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Edwards.

A figura: Gyokeres

Incansável na busca do golo, quer, decerto, redimir-se de ter desperdiçados algumas ocasiões para marcar no último jogo, diante do Young Boys, inclusive falhou um penálti (o guarda-redes defendeu). Leva 29 golos em 32 jogos e tem-se mostrado insaciável no que a golos diz respeito. Os adjetivos já começam a ser poucos para aquilo que o sueco, de 25 anos, que é o jogador mais caro da história do emblema de Alvalade (custou €20 milhões, mais quatro por objetivos) , dá em troco à equipa.

Gyokeres e o seu peculiar festejo de golo (Miguel Nunes/ASF)

O que disse Rúben Amorim, treinador do Sporting: «Não sabemos quais são os jogos mais importantes. Todos os fatores entram para o que pensamos sobre o campeonato. Quando olham para o jogo com o Rio Ave todos esperam que o Sporting perca pontos. O foco é ganhar o nosso jogo, porque não podemos perder... manter o nosso lugar e mostrar que, aconteça o que acontecer, independentemente das condições que encontrarmos, somos capazes de vencer.»

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer