Luís Freire: «Vamos trabalhar para surpreender o Sporting»
Luís Freire, treinador do Rio Ave (Foto: Hugo Delgado/Lusa)

Luís Freire: «Vamos trabalhar para surpreender o Sporting»

NACIONAL24.02.202414:25

Técnico do Rio Ave antevê o desafio frente aos leões, referente à 23.ª jornada da Liga

Luís Freire projetou, este sábado, a receção do Rio Ave ao Sporting, marcada para domingo. O treinador vinca a qualidade dos leões, que considera serem «a melhor equipa da Liga», mas mostra-se confiante num bom resultado, no Estádio dos Arcos.

Antevisão ao desafio

«Acho que desafio é a palavra-chave. Um desafio. É uma oportunidade também para nós, mas é um desafio. O Sporting tem feito um campeonato muito bom. Tem sido a melhor equipa até agora da Liga, com um ataque muito finalizador, uma equipa que marca normalmente muitos golos, seja em casa, seja fora. Defensivamente também são estáveis. Está moralizada, está em primeiro lugar. Ou em segundo lugar, neste caso, com os mesmos pontos do Benfica. É uma oportunidade para nós mostrarmos valor, mostrarmos competência, mostrarmos organização, mostrarmos a qualidade dos nossos jogadores. Mostrarmos isso tudo ao nosso público, também. O fator casa é importante. E acredito que os vila-condenses e os rio-avistas também vão fazer valer o fator casa. Teremos muita gente a apoiar em casa, de certeza absoluta. Temos de ser uma equipa forte em casa. Nos últimos seis jogos em casa não temos derrotas. E acredito que somos uma equipa competitiva. Temos sido uma equipa competitiva contra vários adversários de gabarito. Mais alto do que a nossa classificação, que é mesmo assim, dos primeiros lugares. Portanto, acredito claramente que vamos ter a nossa equipa a saber bem o que é que pode vir a ser o jogo. A saber bem aquilo que o Sporting também faz. A saber bem aquilo que é a sua ideia. A saber bem aquilo que tem que fazer para se adaptar durante o jogo. E temos o nosso plano bem estudado. E vamos trabalhar para ganhar e para surpreender também o Sporting

Poderio ofensivo do Sporting

«Claramente que a capacidade ofensiva do Sporting é muito alta. Já defrontámos equipas que estavam em primeiro lugar e que são muito fortes, temos que saber contrariá-las. E, portanto, acredito que nós temos a lição bem estudada. Sabemos do poderio do Sporting a nível ofensivo, defensivo, no momento que eles estão, no momento muito bom em que eles estão. Mas também acredito que os nossos jogadores vão querer mostrar capacidade, vão querer mostrar qualidade. Estamos preparados para o Sporting dentro daquilo que é o nosso jogo, dentro daquilo que são as nossas ideias, dentro daquilo que é o nosso normal funcionamento. E temos de ser competitivos com equipas também muito fortes. Vamos olhar para o Sporting com o máximo respeito, sabendo que do outro lado está uma equipa que está na liderança partilhada, com menos um jogo justamente porque tem feito por isso, e joga bastante bem. E realmente está num ano muito bom. Mas o Rio Ave também vai querer ganhar o jogo.»

Rio Ave da segunda volta

«O Rio Ave teve um período largo onde teve um grupo de jogadores muito fechado, na perspetiva de há muito tempo trabalharmos com os mesmos jogadores, e agora entraram 10 jogadores, há cerca de 20 dias. Portanto, é verdade que isto dá-nos muito mais soluções, mas também nos dá muito mais trabalho, na perspetiva de integrar toda a gente, de preparar os jogos ao mesmo tempo que integramos toda a gente. E claro que vamos estudando as melhores soluções para aquilo que nós já tínhamos, e tirar o melhor proveito de quem chegou para nos ajudar a ser, e bem, uma equipa mais imprevisível, mais completa, com mais planos, com mais soluções, com mais abordagens ao jogo de forma diferente. E sim, realmente dá-nos esse leque maior de soluções que não tínhamos, porque não tínhamos, a possibilidade de também inspirar alguns jogadores que pudessem dar outras nuances ao nosso jogo. E é verdade que nós temos essa capacidade de mudar até ao longo do jogo algumas coisas, de nos tornarmos diferentes ao longo do jogo. Conto com isso também amanhã.»

Diferenças para o jogo da primeira volta, em Alvalade

«Na altura não discutimos o resultado porque nunca entrámos no jogo, o Sporting ganhou com mérito. Ao contrário de outros jogos, onde nós conseguimos discutir o resultado até muito tarde, até conseguimos o empate agora do Dragão. Mas é um momento diferente. É a nossa casa, logo aí muda já alguma coisa para nós. E como eu disse, é fazer o que está a ser trabalhado. Nós trabalhámos muito esta semana, temos o plano bem definido. Estou confiante nos jogadores, estou confiante que eles querem também aproveitar este desafio, esta oportunidade, estão motivados, porque não é sempre também que temos estas oportunidades de jogar contra quem está em primeiro ou em segundo. Portanto, acho que é uma excelente oportunidade para nós mostrarmos a nossa capacidade, a nossa vontade, a nossa atitude, a nossa ambição. É uma oportunidade, portanto, temos pouco a perder na perspetiva do Sporting, que tem ganho em quase toda a gente, e até é cilindrado às vezes as equipas, que é mesmo assim, por 4, por 5, por 6, por 7, por 8, por 2, por 3, por 4... Portanto é, para nós, uma excelente oportunidade para nos pôr à prova e para nos testar e para nos puxar para cima, na perspectiva de ter que nos superar, porque vamos jogar com uma grande equipa.»

Peso das baixas, tendo em conta a profundidade do plantel

«Sim, são baixas que fazem falta. Todos os jogadores são importantes, portanto quantos mais disponíveis, mais soluções vamos ter para decidir da melhor forma, mas não estando esses jogadores, outros também procuram sempre trabalhar muito bem, todos trabalham e preparam-se sempre para serem convocados e para jogar.»

O momento de Adrien Silva, depois do penálti falhado

«Em relação à grande penalidade, acho que o Gyokeres também falhou um penálti contra o Young Boys... Isso vale o que vale. É uma situação normal que acontece a quem bate. O Adrien está cada vez mais próximo de poder jogar mais tempo, ele trabalha bem e o treinador também vai entendendo que é a melhor solução naquela altura para a equipa. O Adrien veio há 20 e poucos dias, já fez agora 20 minutos contra o Famalicão, entrou bem no jogo, está disponível, está convocado e logo veremos também se começa o jogo ou não, mas está disponível e convocado e está-se a integrar bem no grupo, está com uma energia muito boa, é um grande profissional, Portanto, à imagem também do que nós temos aqui no Rio Ave, integrou-se muito bem no grupo, com uma boa energia. Quero dizer-lhe claramente que vai continuar a ajudar-nos muito, e daqui para a frente ainda com mais condições.»