Reportagem: Sporting quer ser implacável onde Schwarzenegger começou a ser herói

Reportagem: Sporting quer ser implacável onde Schwarzenegger começou a ser herói

NACIONAL21.09.202310:17

Leões voltam à Áustria para quebrar uma maldição. Será em Graz, local onde nasceu o ícone dos fimes de ação, que a equipa de Rúben Amorim tentará colocar um ponto final num longo jejum

GRAZ- Arnold Schwarzenegger é um nome reconhecido que não necessita de qualquer pesquisa no Google. Dos mais novos aos mais graúdos. Uma figura que entra no imaginário de todos os adolescentes. Fisiculturista, ator, empresário e político austro-americano, tendo servido como 38.º governador do estado da Califórnia de 2004 a 2011, foi em Graz, local onde o Sporting irá dar o pontapé de saída nesta edição europeia, que toda a sua história começou. Onde nasceu, cresceu, serviu nas forças armadas e ganhou o famoso título de Mr. Universo que o haveria de catapultar para o estrelato após a passagem para a América em 1968.

Há muitos anos que este ícone dos filmes de ação deixou Graz, na Áustria. Mas deixou marca e um espólio que pode ser apreciado num museu com o seu nome, a escassos quilómetros do Merkur Arena, que servirá de palco para o duelo desta noite. E é nessa força inesgotável, que inspirou muitos jovens desta região, que o Sturm Graz tentará impor sobre os leões. Mesmo reconhecendo, numa conversa aqui e ali com alguns tímidos adeptos, que a tarefa será quase impossível. Mas, tal como Arnold Schwarzenegger fazia em muitos dos seus filmes, era a sua potência e força que conseguia ultrapassar barreiras que pareciam inalcançáveis. E é aqui que reside a esperança de grande parte dos adeptos que prometer esgotar o Merkur Arena.

Para ultrapassar o Sporting esta equipa tem de ir buscar todas as forças que as principais equipas austríacas têm: um futebol mais físico, intenso, de pressão alta e ambiciosa na hora de atacar a baliza adversária. Uma matriz identificada nas principais equipas deste campeonato. Mas o que podemos saber mais? Trata-se de uma equipa que terminou na segunda posição da Liga na última época, curiosamente o mesmo lugar que ocupa atualmente decorridas apenas 7 rondas da Liga. Atrás do Red Bull Salzburgo, adversário do Benfica na Champions, que está na liderança com dois pontos de vantagem. Duas equipas que se defrontaram na última jornada e que terminou com um empate a dois. Segue-se o Sporting e o técnico Christian Ilzer prepara-se para apostar no mesmo onze.

Museu fica situado a escassos quilómetros de onde os leões vão jogar

Sturm Graz

Sistema: 4x4x2

Onze provável: Kiell Scherpen; Jusuf Gazibegovic, Gregory Wuthrich, David Affengruber e David Schnegg; Gorenc Stankovic, Otari Kiteishvili, Alexander Prass e Stefan Hierllander; Szymon Wlodarczyk e Manprit Sarkaria

Lesionado: Javier Serrano

Figura: Otari Kiteishvili. Um médio que se destaca pela habilidade e velocidade na sua ação. Cumpre a sexta temporada no emblema austríaco num nível sempre elevado no que respeita a golos e assistências. Um nome que se complementa na perfeição a Szymon Wlodarczyk, avançado, que é o goleador da equipa. Na Liga soma quatro golos e tem na mobilidade e velocidade os principais argumentos.

Christian Ilzer afasta favoritismo e coloca o Sporting como equipa de Liga dos Campeões

Treinador: Christian Ilzer - «O Sporting é um habitual clube de Liga dos Campeões. Para mim não seria surpreendente que entrassem em campo e pensassem que o hino que estava a tocar seria o errado»

Sporting

Sistema: 3x4x3

Onze provável: Adán; Diomande, Coates e Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Daniel Bragança, Hjulmand e Matheus Reis; Paulinho, Gyokeres e Pedro Gonçalves

Lesionado: St. Juste

Figura: Gyokeres. O avançado é uma das figuras deste início de época do leão. Transfigurou toda a equipa, sobretudo pela sua profundidade no ataque e poder de explosão nos duelos ofensivos. O internacional sueco, que parece ter lugar garantido em qualquer que seja a competição, perfila-se como ameaça número 1 ao emblema austríaco. 

Rúben Amorim confiante de que os leões podem quebrar longo jejum na Áustria

Treinador: Rúben Amorim - «O Sporting tem outro historial na competição [Liga Europa] e revela estatuto diferente. É essa a grande diferença. Mas na Liga Europa às vezes há adversários mais desconhecidos e há surpresas… Mas sim, não olham para o Sporting na Liga Europa como olham na Liga dos Campeões»