Real Madrid: calvário das lesões de Arda Guler ainda não tem fim
Arda Guller (IMAGO)

Real Madrid: calvário das lesões de Arda Guler ainda não tem fim

INTERNACIONAL13.11.202318:15

Estreia do turco pelos 'merengues' tem sido adiada por conta dos vários problemas físicos que tem sofrido

O dia 6 de julho de 2023 devia ser de celebração para Arda Guler – foi o dia em que foi comprado pelo Real Madrid ao Fenerbahçe por 20 milhões de euros.

Aos 18 anos de idade, tornou-se apenas no terceiro jogador turco a assinar pelos blancos (depois de Nuri Sahin e de Hamit Altintop) e, após somente 51 jogos como profissional, havia muita expectativa para ver o que o jovem faria em Madrid. 

No entanto, desde a chegada de Guler à capital espanhola, o seu progresso e integração na equipa têm sido travados por lesões. 

Logo na digressão de pré-época do clube aos Estados Unidos, em agosto, o jovem sofreu uma rotura parcial do menisco interno do joelho esquerdo, que o levou à mesa de operações.

Pouco mais de um mês depois, Carlo Ancelotti afirmou, em conferência de imprensa, que o jogador faria os seus primeiros minutos no jogo com o Las Palmas, para a 7.ª jornada da La Liga: «Guler está disponível para amanhã. Precisa de minutos, de se adaptar às ideias de jogo da equipa. Mas tem mostrado que tem um talento extraordinário.»

Só que, meros minutos depois desta comunicação, o Real Madrid afirmou que o jogador se encontrava de novo lesionado. 

A antecipação pelo que Guler faria pelo Real Madrid não parou, pode até ter aumentado dado o adiamento da estreia do jogador, que não se livra de comparações com Lionel Messi, isto quando parecia cada vez mais provável que pudesse jogar frente ao SC Braga.

No entanto, antes desse jogo, Guller sofreu uma recaída e foi assim obrigado a uma terceira pausa devido a lesões nesta época. Ancelotti comentou o novo revés desta forma: «Nada fazia parecer que isto fosse acontecer. É algo que ainda o incomoda. Não é uma coisa séria. Está triste, porque quer jogar. É um pequeno passo atrás.»

Como consequência desta série de lesões de Guler, o Real Madrid até já despediu o líder do seu departamento médico, o croata Niko Mihic, no clube desde 2017. 

O estilo de jogo de Arda Guler requer uma forte capacidade de aceleração, para aproveitar a sua técnica no drible e ultrapassar os adversários. 

Esse esforço muscular, ainda numa fase precoce da carreira, aliado ao regime de treino exigente de uma das equipas de topo do futebol mundial, podem estar a afetar o jovem turco.

A expectativa atual é que Guler fique de fora durante as próximas duas ou três semanas. Resta saber se esse será o tempo necessário para o jogador se ver livre dos problemas físicos, ou se, por causa destes, o Real Madrid terá de gerir com pinças a utilização do atleta.