Espanha «Quique vai embora! Quique vai embora!» E Setién saiu mesmo do Villarreal
Quique Setién durou menos de um ano no comando do Villarreal. Os maus resultados e a influência dos pesos-pesados do balneário ditaram o fim do treinador de 64 anos
A notícia caiu como uma bomba no futebol espanhol: Quique Setién já não é treinador do Villarreal, decorridas apenas quatro jornadas da La Liga. O treinador de 64 anos deixa o ‘submarino amarelo’ na 15.ª posição com apenas três pontos, fruto do triunfo no terreno do Maiorca (1-0), na ronda 2. De resto, três derrotas nos outros três jogos: receções a Bétis (1-2) e Barcelona (3-4) e deslocação a Cádis (1-3).
Agora, por determinação do presidente Fernando Roig, Quique Setién foi afastado do cargo, devido aos maus resultados, mas não só. Ao longo dos 11 meses em que esteve no Villarreal, o treinador foi lidando com aquilo a que a imprensa espanhola apelidou de ‘mau estar entre os pesos pesados’, que não se sentiriam confortáveis com o sistema de jogo implementado sob a sua liderança.
Quando chegou ao Villarreal, Quique Setién já não orientava qualquer equipa há mais de dois anos, depois de ter saído do Barcelona em agosto de 2020, igualmente devido a maus resultados. Também por isso, ouviu, logo ao fim de dois jogos, cânticos dos adeptos do ‘submarino amarelo’ que pediam a sua saída: «Quique vai embora! Quique vai embora! Quique vai embora!». Situação revertida graças à paragem da La Liga para a realização do Mundial-2022 e, mais tarde, pela boa campanha no campeonato.
A machadada final aconteceu agora pela força que os mais mediáticos jogadores têm no plantel: o guarda-redes Pep Reina, o defesa Raul Albiol, os médios Dani Parejo, Manu Trigueros e Etienne Capoue e o avançado Gerard Moreno Etienne Capoue, por exemplo.
E nesta manhã, em comunicado, confirmou-se o afastamento de Quique Setién : «O Villarreal CF anuncia que o treinador da equipa principal, Quique Setién, já não é membro da entidade. O clube destaca o seu grande profissionalismo e comprometimento e agradece tanto a ele quanto à sua comissão técnica por terem assumido o comando numa situação complicada na última temporada. Sob o comando do treinador cantábrico, a equipa teve uma grande temporada, promovendo muitos jogadores das camadas jovens, e conseguiu a qualificação para a UEFA Europa League depois de alcançar o 5.º lugar na Liga. O Villarreal gostaria de agradecer a Setién pelo seu trabalho e envolvimento e desejar-lhe boa sorte na sua carreira desportiva.»