Quem foi Henri Delaunay, o homem que dá nome ao troféu do Euro
Henri Delaunay, o pai do Euro (Fotos: IMAGO; Fedération Sportive et Culturelle de France)

Quem foi Henri Delaunay, o homem que dá nome ao troféu do Euro

INTERNACIONAL14.06.202406:00

Francês foi uma das primeiras figuras da Federação Francesa de Futebol, da UEFA e da FIFA. Mereceu, por isso, ser homenageado através da competição que idealizou

De que serve trabalhar toda a vida por um objetivo, se nunca virmos o mesmo a materializar-se? No caso de Henri Delaunay, serve como uma recordação (nem que esta só ocorra a cada quatro anos) do homem que mais lutou pela criação de um Campeonato da Europa. Ainda que todos os frutos do seu trabalho só tenham sido colhidos a título póstumo.

Amor ao futebol? Sim. Ser futebolista? Não

Parisiense nascido em 1883, Henri Delaunay cedo se destacou como um jovem-prodígio do dirigismo. Se calhar escolheu esse caminho até porque, no campo de futebol, nunca teve muita sorte: uma vez, ao arbitrar um jogo, levou uma bolada na cara que lhe partiu dois dentes e fê-lo engolir o apito.

Deste modo, seguiu pelo associativismo e aos 20 anos já era dirigente do Étoile des Deux Lacs, um dos principais clubes franceses da época, e, seis anos depois, assumiu a presidência do emblema.

Estavam feitos os primeiros passos do caminho de Delaunay, que não gostava de ficar parado: acumulou cargos no Étoile des Deux Lacs com a posição de secretário-geral do Comité Francês Interfederal. Organismo que, em 1919 e após diferentes fusões, resultou na criação da Federação Francesa de Futebol (FFF), do qual Delaunay foi o primeiro secretário-geral, depois de também ter impulsionado a criação daquela que viria a ser a Taça de França.

Henri Delaunay com Jules Rimet (Foto: Federação Francesa de Futebol)

Foi neste papel que Delaunay desenvolveu uma relação profissional e de amizade com Jules Rimet, ele que estivera ligado à criação da FIFA em 1904, organização que presidiu de 1921 a 1954.

O Mundial vem primeiro, o Europeu logo se vê…

Delaunay sempre continuou a deixar uma marca indelével na profissionalização das estruturas organizativas do futebol. Em 1920, foi convidado a integrar o Comité de Arbitragem da FIFA e faria parte da direção desta entre 1924 e 1928, altura em que se começou a preparar o primeiro Mundial de sempre.  

Até que a 5 de fevereiro de 1927, numa reunião da FIFA, Delaunay foi o primeiro a verbalizar uma ideia: criar um Campeonato de Nações da Europa. Atento ao que a Copa América (hoje, a competição de seleções mais antigas do mundo) fazia desde 1916, Delaunay queria aplicar o mesmo conceito no Velho Continente.

Mas a FIFA, e Rimet, tinham primeiro um foco: organizar o Mundial – cujo troféu receberia o nome de Jules Rimet - no Uruguai em 1930. O Euro podia esperar.

Jules Rimet entrega o troféu com o seu nome a Paul Jude, então presidente da Federação Uruguaia de Futebol (IMAGO)

Depois de uma edição inaugural do Mundial que não atraiu o interesse europeu, a ideia de um Euro esfriou. No entanto, os Mundiais de Itália (1934) e de França (1938) mostraram que as nações europeias poderiam aderir à ideia de uma competição entre si. No entanto, em 1939, Hitler invadiu a Polónia. Que é o mesmo que dizer que começou a Segunda Guerra Mundial.

O ciclo da vida

Terminado o conflito bélico, o futebol tardou até ser uma prioridade para os europeus. Os Jogos Olímpicos de Londres (1948) e de Helsínquia (1952) despertaram esse interesse, que culminou na fundação da UEFA em 1954.

28 nações criaram o organismo em conjunto, e claro que Delaunay foi o primeiro secretário-geral do mesmo. Foi nesse papel que voltou a lançar a ideia da criação de um Europeu, que se viria a materializar... infelizmente após a morte dele, a 9 de novembro de 1955.

O seu filho Pierre sucedeu-lhe na UEFA e levou avante o sonho deste: a 28 de junho de 1957, a UEFA aprovou a organização da Taça das Nações Europeias. 16 delas aceitaram pagar os 100 francos suíços de inscrição e, em 1960, disputaram o primeiro Campeonato da Europa de sempre. A final entre a URSS de Lev Yashin e a Jugoslávia foi na cidade-natal de Delaunay e terminou com os soviéticos a levantarem o troféu que desde essa altura tem o nome do histórico dirigente francês.

Originalmente idealizado também por Pierre, o troféu foi produzido pela casa de ourivesaria Chobillion e tinha 40 centímetros de altura. Em 2008, foi aumentado para os 60 centímetros de altura e para os 8kg de peso - que serão levantados pelo vencedor do Euro 2024 no próximo dia 14 de julho, no Estádio Olímpico de Berlim.