«Queixas? Nada tem a ver com Pinto da Costa, Rui Costa, Varandas ou Salvador»

Arbitragem «Queixas? Nada tem a ver com Pinto da Costa, Rui Costa, Varandas ou Salvador»

NACIONAL02.03.202316:24

Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), comenta situação delicada da arbitragem nacional nas Jornadas Anuais da Liga, em Braga.
 

Críticas à arbitragem de uma forma geral e queixas contra Pinto da Costa ou Sérgio Conceição: «Nada tem a ver com Pinto da Costa, Rui Costa, Varandas ou Salvador, tem a ver com o que em nosso entender coloca em causa a seriedade e a idoneidade dos árbitros, não tem quer com A ,B ou C. Nas últimas três jornadas houve situações com três clubes diferentes e não somos indiferentes em relação a isso, quando se ultrapassam as marcas e se lança algum tipo de suspeita não podemos pactuar com isso. Aí enviamos comunicação para o Conselho de Disciplina e o Conselho de Disciplina que entenda o que deve decidir. Aceitamos as críticas, mas não se pode colocar em causa a honorabilidade dos árbitros.»

Árbitros estrangeiros: «Acabei de saber que vamos ter dois árbitros cipriotas nos dois maiores jogos da Liga 2. Faz sentido quando falamos em intercâmbio de formação, de outra forma não concordamos. Os nossos árbitros têm capacidade e fora dos big 5 somos dos países mais chamados às competições europeias.»

O VAR: «O VAR é uma mais-valia e veio para ajudar. Ainda existem dores de crescimento, mas vamos tentando eliminar os erros, existe um processo que deve ser melhorado. Ex-árbitros no VAR? Era impossível fazer esse processo desde início, certamente que num futuro muito próximo irá também haver mudanças relativamente a quem tem capacidade para desempenhar essas funções.»
 

Divulgação do registo áudio: «Não tem a ver com o que queremos ou não. Ainda recentemente o Conselho de Arbitragem da FPF colocou essa questão à IFAB e a resposta foi negativa, não é possível fazer essa transmissão.»