Quatro (!) meses de suspensão para Bruno Tabata (vídeo)

Palmeiras Quatro (!) meses de suspensão para Bruno Tabata (vídeo)

INTERNACIONAL01.07.202311:10

O avançado brasileiro Bruno Tabata foi castigado com quatro meses de suspensão pela CONMEBOL na sequência dos atos racistas que foi acusado de protagonizar durante o jogo com os paraguaios do Cerro Porteño, no passado mês de maio, para a Taça Libertadores. 

O tribunal disciplinar do organismo teve mão pesada para o antigo jogador do Sporting, mas o Palmeiras já anunciou que vai apresentar recurso da decisão e o próprio Bruno Tabata também veio a público fazer um esclarecimento sobre toda a situação, que garante ser um equívoco, até porque, além do avançado, outros jogadores da equipa de Abel Ferreira se queixaram durante esse jogo de terem sido alvo de insultos racistas de adeptos paraguaios, que foram, aliás, denunciados pelo clube brasileiro.

«De forma completamente equivocada, fui denunciado pela equipe do Cerro Porteño pela prática de gestos racistas a torcida do clube paraguaio na nossa partida da Libertadores fora de casa, atos que não cometi de maneira alguma. O que aconteceu na realidade foi que eu ouvi a torcida gritando mono e macaco para nós, jogadores, que estávamos em campo perto da arquibancada norte. Não falamos espanhol e não entendemos o que estava acontecendo. Tanto é que o Endrick fala comigo e pergunta o que estavam gritando. Quando a gente entendeu, eu devolvi a pergunta e quis entender se era isso mesmo, se estavam chamando a gente de macaco. Eu estava expondo o racismo que estava acontecendo da parte da sua torcida, porque são eles os responsáveis, não nós.

Acho importante comentar que o Cerro Porteño afirma que sou branco e por isso seria possível afirmar que fui racista com seus torcedores. Em primeiro lugar essa relação de causa e consequência não existe. Em segundo, me senti desrespeitado por esse argumento já que não me considero branco e sim um homem pardo. Não cabe ao clube identificar minha raça de forma acusatória», explicou Tabata numa mensagem em vídeo no Instagram.

Veja o vídeo: