«Protocolo de racismo é uma vergonha», assume árbitro do Valência-Real Madrid

Espanha «Protocolo de racismo é uma vergonha», assume árbitro do Valência-Real Madrid

INTERNACIONAL24.05.202310:01

O programa El Golazo, do canal espanhol Gol, revelou os áudios do árbitro De Burgos Bengoetxea durante o polémico encontro entre Valência e Real Madrid, marcado pelos insultos racistas ao brasileiro Vinícius Jr.

«Protocolo de racismo. Vimos lançamento (de objetos) e racismo. Quero que avisem pelo sistema de som do estádio. Da próxima vez que gritarem ‘macaco’ saíamos para os balneários», disse o árbitro ao diretor de campo e ao delegado da LaLiga, decisão logo contestada pelo treinador do Valência, Rúben Baraja: «F… com a m… do racismo!»

Bengoetxea dirigiu-se depois ao técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, que pedia que fosse acionado o protocolo: «Estou de acordo, mas tenho de avisar uma vez. Se volta a acontecer, saímos para o balneário.»

E falou depois com Vinícius Jr.: «Ouve-me, por favor ouve-me. Peço-te que continues. Ok? Se acontecer outra vez, vamos embora. Confias em mim?»

Depois, assumiu perante Éder Militão, que pedia a suspensão do encontro: «Foi ativado o protocolo de racismo, não posso fazer mais. O protocolo é assim. É uma vergonha, uma vergonha.»

Tags: