FC Porto Proposta do Al Nassr: Otávio está a meditar!
A proposta apresentada pelo Al Nassr a Otávio deixa qualquer jogador de cabeça à roda. Três anos de contrato, 15 milhões de euros por ano para o criativo, teto salarial dos dragões batido por larguíssima margem e FC Porto a lucrar também com este negócio das arábias, embolsando os 40 milhões de euros que figuram cláusula de rescisão. Uma transação atrativa para todos, ainda que no caso da SAD as contrapartidas sejam significativamente menores, uma vez que o banco BMG detém 32,5 por cento dos direitos económicos do criativo.
O negócio, no entanto, não foi para a frente. A SAD portista recusou o pagamento faseado que o clube da Arábia Saudita sugeriu para concluir o negócio e a possibilidade de Otávio se juntar a Cristiano Ronaldo no mundo árabe de imediato foi por água abaixo. Mas o assunto não está esquecido, muito pelo contrário.
É verdade que a partir de sábado a cláusula de Otávio sobe para os 60 milhões de euros, mas esse valor não fica fora do alcance dos sauditas como recentemente ficou provado com a transferência Rúben Neves do Wolverhampton para o Al Hilal, com o negócio a envolver 55 milhões de euros. Até agora, esta é a operação mais elevada no mundo árabe, mas o mercado ainda não atingiu o ponto de rebuçado e certamente estes números serão batidos. O facto de o Al Nassr estar impedido de inscrever jogadores pela FIFA trava apenas momentaneamente as pretensões do clube saudita.
Cortejado de forma intensa, Otávio manifestou logo desde os primeiros contactos algum interesse em tentar a sua sorte no mundo árabe, obviamente pela oportunidade de jogar ao lado de CR7 num campeonato que está a despontar com força incrível, mas sobretudo pelo impacto financeiro da transferência. Aos 28 anos, o internacional português tem pela frente o contrato da sua vida e de forma concreta considera que oportunidades destas não devem ser desperdiçadas...
Como é óbvio, Sérgio Conceição tem acompanhado à distância todo este imenso ruído que se coloca à volta de Otávio. O treinador dos dragões deu orientações à SAD para resistir ao máximo a todas as propostas pelo criativo mas reconhece que se a cláusula de rescisão for batida - a pronto - não há muito a fazer. Sérgio, portanto, não tem o menor interesse em perder o melhor jogador da Liga 2022/23., por ele Otávio ficava no FC Porto para sempre.
É desejo com razão de ser atendendo à relação privilegiada entre o treinador e o criativo. Sérgio entende que Otávio representa sua extensão no relvado e o dragão obedece muito à força deste equilíbrio. Para além disso, existem os números e os números não mentem. Desde 2017/18 que o baixinho tem sido pedra basilar no conjunto portista e nas últimas épocas superou sempre as 40 partidas por época, associando a este número golos e assistências que o colocam no topo das preferências do treinador. Para Sérgio, Otávio ficava no FC Porto para sempre, mas por vezes há desejos que o mercado não concede...