Proença e a homenagem a Ronaldo: «Pequeno país com enorme capacidade de gerar talento»
(Foto: Liga Portugal)

Proença e a homenagem a Ronaldo: «Pequeno país com enorme capacidade de gerar talento»

NACIONAL29.08.202415:52

Presidente da Liga e membro do Comité Executivo da UEFA marca presença no sorteio da Liga dos Campeões, no qual Ronaldo terá «prémio especial»

Pedro Proença, presidente da Liga Portugal e membro do Comité Executivo da UEFA, estará presente esta quinta-feira no sorteio da Liga dos Campeões, que decorre a partir das 17 horas no Fórum Grimaldi, no Mónaco, e não escondeu o orgulho pela homenagem que o organismo europeu fará a Cristiano Ronaldo.

«Diria que se trata da robustez do futebol português. Todos sabemos, com esta reestruturação da Champions, o quão difícil era para as equipas portuguesas conseguirem qualificar-se. Mais uma vez mostraram o seu talento e a sua capacidade. Mas será mais um momento de apoteose, pois, além disso, será homenageado aquele que tem sido a grande marca do futebol português: Cristiano Ronaldo. É um reconhecimento muito mais do que justo, o Cristiano tem sido uma marca absolutamente transversal e mundial, tal é a sua capacidade de mobilização pelo seu talento. É isso que temos vindo a traduzir nestes últimos anos: a capacidade de gerar este talento continuado, não só nos jogadores, mas também nos treinadores, nos árbitros e nos dirigentes. É esta a marca de água do futebol português», defendeu.

«Somos efetivamente um pequeno país, mas temos uma enorme capacidade de gerar talento em todos os quadrantes. O que me orgulha, quando investido nestas funções internacionais, é perceber a cada momento que o escudo representa o talento que o futebol português tem. E isso é uma marca absolutamente única da nossa portugalidade», reforçou o dirigente.

Líder da European Leagues, Proença falou em reconhecimento: «A verdade é que, desde dezembro do ano passado, assumimos essa posição por reconhecimento do nosso mérito. Significa isso que lideramos hoje as mais de 40 ligas que existem no mercado europeu. É um reconhecimento do trabalho dos clubes, dos dirigentes, dos jogadores, dos treinadores e dos árbitros, mas fundamentalmente é um reconhecimento ao futebol português.»

E completou: «É claro que hoje temos uma magistratura de influência que gravita não só naquilo que é o nosso espaço nacional, mas em termos internacionais o trabalho é reconhecido. Sabemos que há um caminho a percorrer, mas ser reconhecido em termos internacionais deixa-nos, quer a mim quer à Liga Portugal, extremamente orgulhosos pelo trabalho que temos vindo a desenvolver.»

Pedro Proença deixou igualmente uma mensagem aos emblemas lusos em ação nas provas europeias. «Quero também desejar as maiores felicidades ao SC Braga e ao Vitória para que, ao final do dia, possamos estar muito mais satisfeitos e ter cinco equipas qualificadas para as competições da UEFA», declarou.